Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
GESTÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE (33009015077P7)
O USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA DE ALTA FIDELIDADE COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PROCEDIMENTAL EM EMERGÊNCIA CARDIOVASCULAR
CAROLINA FELIPE SOARES BRANDAO
TESE
15/09/2015

Introdução: A simulação de alta fidelidade promove por meio do uso da tecnologia, a possibilidade de estudantes vivenciarem situações clínicas muito próximas do atendimento real. Os softwares desenvolvidos para simulação clínica permitem dinamismo e favorecem o treinamento de várias competências simultaneamente. Objetivo: Esta tese teve por objetivo investigar a retenção do conhecimento técnico na situação de emergência cardiovascular no paciente adulto pelos estudantes de medicina durante o período do internato. Ainda, procurou-se verificar se os atendimentos em pacientes reais estiveram associados à melhora da retenção do conhecimento em relação ao ambiente simulado. Métodos: Estudo quantitativo observacional longitudinal. Foram utilizados dois questionários fechados, sendo um preenchido simultaneamente por dois docentes do LabSim e outro preenchido pelos discentes participantes da pesquisa. O período de coleta dos dados aconteceu entre fevereiro de 2012 a novembro de 2013, observando um grupo de 45 alunos durante todo o período do internato. Os dados e informações obtidas nos questionários preenchidos pelos docentes e discentes foram analisados em relação ao conhecimento e proficiência, além da retenção do conteúdo do início ao término do internato por meio da metodologia de simulação de alta fidelidade e complexidade. Resultados: Foi evidenciado um aumento significante de acertos após a primeira exposição dos estudantes ao ambiente simulado de emergência e a manutenção e aumento destes níveis nas etapas subsequentes. O avanço tecnológico é mais um aliado como estratégia educacional. Não foram observadas diferenças entre as médias das notas por realização de atendimento em ambiente real em relação ao ambiente simulado de alta fidelidade, que apesar de não conferir caráter de substituição ao paciente real, promove uma eficiente estratégia de capacitação discente. Conclusões: A simulação de alta fidelidade contribui de forma efetiva para a retenção de conhecimentos na situação de emergência cardiovascular e deve ser incorporada no currículo médico como uma importante estratégia educacional.

1. Simulação de Alta Fidelidade. 2. Informática em Saúde. 3. Metodologias Ativas de Aprendizagem.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

GESTÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SAÚDE, NO ENSINO E EM TELESSAÚDE
INVESTIGAÇÃO DO USO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS BASEADOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA A SAÚDE

Banca Examinadora

HEIMAR DE FATIMA MARIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVETH YAMAGUCHI WHITAKER Participante Externo
MARCO AURELIO MARANGONI Participante Externo
MARCO ANTONIO GUTIERREZ Docente - COLABORADOR
AUGUSTO SCALABRINI NETO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 25

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim