Introdução: A simulação de alta fidelidade promove por meio do uso da tecnologia,
a possibilidade de estudantes vivenciarem situações clínicas muito próximas do
atendimento real. Os softwares desenvolvidos para simulação clínica permitem
dinamismo e favorecem o treinamento de várias competências simultaneamente.
Objetivo: Esta tese teve por objetivo investigar a retenção do conhecimento técnico
na situação de emergência cardiovascular no paciente adulto pelos estudantes de
medicina durante o período do internato. Ainda, procurou-se verificar se os
atendimentos em pacientes reais estiveram associados à melhora da retenção do
conhecimento em relação ao ambiente simulado. Métodos: Estudo quantitativo
observacional longitudinal. Foram utilizados dois questionários fechados, sendo um
preenchido simultaneamente por dois docentes do LabSim e outro preenchido pelos
discentes participantes da pesquisa. O período de coleta dos dados aconteceu entre
fevereiro de 2012 a novembro de 2013, observando um grupo de 45 alunos durante
todo o período do internato. Os dados e informações obtidas nos questionários
preenchidos pelos docentes e discentes foram analisados em relação ao
conhecimento e proficiência, além da retenção do conteúdo do início ao término do
internato por meio da metodologia de simulação de alta fidelidade e complexidade.
Resultados: Foi evidenciado um aumento significante de acertos após a primeira
exposição dos estudantes ao ambiente simulado de emergência e a manutenção e
aumento destes níveis nas etapas subsequentes. O avanço tecnológico é mais um
aliado como estratégia educacional. Não foram observadas diferenças entre as
médias das notas por realização de atendimento em ambiente real em relação ao
ambiente simulado de alta fidelidade, que apesar de não conferir caráter de
substituição ao paciente real, promove uma eficiente estratégia de capacitação
discente. Conclusões: A simulação de alta fidelidade contribui de forma efetiva para
a retenção de conhecimentos na situação de emergência cardiovascular e deve ser
incorporada no currículo médico como uma importante estratégia educacional.