Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO (33052018003P8)
FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA DE TERRITÓRIO VULNERÁVEL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
BRYANN BRECHES
DISSERTAÇÃO
29/09/2015

O objetivo desta pesquisa é analisar como professoras de uma escola localizada em um território vulnerável têm se relacionado com processos de formação continuada, buscando identificar apontamentos que possam contribuir com as políticas educacionais de formação em contextos de alta vulnerabilidade social. Para tanto, analisa, à luz de categorias, o que dizem as professoras sobre formação continuada e sobre atividades formativas que têm realizado com a finalidade de buscar apoio para a realização de sua prática. Esta pesquisa é parte de um estudo maior que está em andamento sob a coordenação do Centro de Estudo e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e que tem como objetivos: 1) descrever e analisar relações de interdependência entre escolas públicas localizadas num determinado território vulnerável, 2) apreendendo suas relações com desigualdades socioespaciais e 3) consequências dessas relações sobre a qualidade das oportunidades educacionais ofertadas por um conjunto de escolas desse território e 4) sobre a equidade na rede de ensino. Esta pesquisa fez uso de entrevistas realizadas no âmbito desse estudo do Cenpec/Unifesp e é de natureza qualitativa. Para a análise foram utilizados os procedimentos propostos por Bardin (1977). Conclui-se que, nessa escola, a ausência de condições de trabalho adequadas interfere na possibilidade de os docentes participarem da formação continuada; que a troca entre pares é, para os professores, estratégia de formação continuada considerada relevante; que os professores, sem possibilidade de participação dos momentos oficiais de trocas, valorizam a troca informal entre pares que ocorre nos corredores, na sala dos professores, dentre outros momentos conjuntos. A pesquisa permite levantar a hipótese, a ser investigada em outros estudos, de que os professores de escolas situadas em território vulnerável podem apresentar um perfil que expressa vínculos pessoais com a situação de vulnerabilidade social, acumulando formação deficiente, capital humano baixo e ausência de condições de trabalho adequadas.

formação continuada; vulnerabilidade social; segregação residencial; território vulnerável;
The objective of this research is to analyze how teachers of a school located in a vulnerable territory have been involved with their processes of continuing education. It seeks to identify appointments that can contribute with the educational politics related to formation of teachers in contexts of high social vulnerability. For this propose, it analyzes, based in the construction of categories, what the teachers say about their continuing education and also about formation activities they have been doing to support their practice. This research is part of a bigger study that is happening under the coordination of the Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) and also of the Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) whose objectives are: 1) to describe and to analyze relations of interdependency between public schools located in a determined vulnerable territory; 2) understanding their unequal socio-spatial relations and; 3) consequences of these relations over the quality of educational opportunities offered by a group of schools from this territory and; 4) the equality in the school system. This research used interviews done in the scope of that project of Cenpec/Unifesp and it is a qualitative study. The procedures proposed by Bardin (1977) were used for the analyze of data. We concluded that, in this school, the absence of appropriated work conditions interferes in the possibility of teachers attend official continuing education programs; the exchange between partners is the strategy of continuing education considered relevant by the teachers; the teachers, without the possibility of attending official exchange moments, value the informal exchange between them that takes place in the aisles, in the teachers’ room, among other places. The research allows us to hypothesize that the teachers of vulnerable territory schools can show a profile that expresses connecting personal links with the social vulnerability situation, accumulating deficient formation, low human capital and absence of appropriate work conditions.
continuing education; social vulnerability of territories; residential segregation; vulnerable territory;
1
117
PORTUGUES
UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
INTERDEPENDÊNCIA COMPETITIVA ENTRE ESCOLAS E QUALIDADE DAS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS

Banca Examinadora

VANDA MENDES RIBEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CLAUDIA LEMOS VOVIO Participante Externo
CELIA MARIA HAAS Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim