O estudo, por meio da análise de redes sociais (ARS), das redes de coautoria permite identificar
e analisar porque os pesquisadores colaboram e quais as consequências dessas colaborações.
Pesquisas apontam a melhoria da qualidade dos artigos e o aumento do número de publicações
como benefícios da colaboração. É crescente o número de estudos que buscam analisar as redes
de coautorias e os impactos nos desempenhos dos autores, medidos, por exemplo, por meio dos
índices h e g. Outros trabalhos também analisam o desempenho de grupos acadêmicos com
base na estrutura e dinâmica de relacionamento entre os pesquisadores. O desempenho dos
pesquisadores e dos grupos acadêmicos (programas de pós-graduação) também são avaliados
por instituições de fomento à pesquisa como a CAPES e o CNPq. A CAPES avalia os
programas de pós-graduação para assegura e manter a qualidade dos programas. O CNPq
financia projetos de pesquisa e concede bolsas de produtividades a pesquisadores de diferentes
áreas do conhecimento. Ambas têm como indicadores, entre outros, as produções bibliográficas
dos pesquisadores. Esta dissertação buscou analisar como a estrutura social, por meio das
métricas de ARS, influenciou o nível da bolsa de produtividade dos pesquisadores bolsistas de
produtividade do CNPq na área de engenharia de produção e os conceitos dos programas de
pós-graduação em engenharia de produção avaliados pelo CAPES. Foi desenvolvido também
um método que integrou a importância do nó na estrutura da rede. Com as informações
bibliométricas dos pesquisadores bolsistas foi criada uma rede de coautoria e calculadas as
métricas de ARS de três maneiras distintas: não-ponderadas, ponderadas com pesos das arestas
e ponderadas com pesos das arestas e dos nós. Essas métricas foram correlacionadas
(correlação de Spearman) com os níveis de bolsa de produtividade dos pesquisadores e
concluiu-se que as métricas ponderadas com os pesos das arestas e dos nós (E-I index,
centralidade de intermediação, de proximidade e utilidade) e as métricas não-ponderadas (E-I
index, PageRank, centralidade de grau e de autovetor) são as que obtiveram maiores
correlações. Com as informações bibliográficas dos professores permanentes dos programas
foram construídas, para cada triênio (2007-2009 e 2010-2012), três conjuntos de redes: redes
entre professores de cada programa analisado, rede de coautoria entre os programas, e rede
entre os professores de todos os programas. Para o primeiro conjunto de redes foram analisadas
as variações das medidas globais entre os triênios e os impactos dessas variações nos conceitos
e concluiu-se que: a variação da quantidade de artigos publicados (com ou sem coautoria)
impacta nas variações dos conceitos dos programas; as variações do número de arestas, da
média das arestas, da densidade, do coeficiente médio, do grau médio e do grau médio
ponderado apontaram correlações fortes e significativas com os conceitos dos programas. Para
o segundo conjunto de redes, onde cada programa é um nó da rede, foram analisadas as
variações das métricas individuais de ARS entre os triênios e as correlações com os conceitos
dos programas, nenhuma das métricas calculadas apresentou correlação significativa. O último
conjunto de redes, os valores médios, de uma métrica, obtidos por um determinado grupo de
professores pertencente a um dado programa foram considerados com o valor médio do
programa. As variações das métricas foram correlacionadas com as variações dos conceitos dos
programas, concluindo-se que as variações da centralidade de grau e do grau ponderado
impactam os conceitos dos programas.