Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
Cenas dos próximos capítulos: análise de uma radionovela do século XXI
IARA DE CARVALHO VILLACA
DISSERTAÇÃO
31/07/2015

O presente trabalho discorre acerca da escrita de radionovelas para a atualidade. Tratase de um estudo de caso que analisa o roteiro A Deusa do Cangaço, produzido, em 2011, no projeto Nova Rádio Caleidoscópio, vencedor do edital de Apoio à Produção de Programas Radiofônicos de 2010, na categoria Série de Programas Radiofônicos de Radionovelas do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB – e Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia. O projeto visava a criação e veiculação de quatro radionovelas a serem transmitidas pela Rádio Educadora FM. Para analisar A Deusa do Cangaço, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, e de algumas fontes audiovisuais, sobretudo de radionovelas antigas e atuais. Também foram feitas entrevistas com profissionais envolvidos nessa e em outras edições do edital. A pesquisa se utiliza de conceitos ligados à serialidade, performatividade, oralidade e narrativa e termina por identificar elementos passíveis de experimentações para esse gênero.

Peça Radiofônica. Radionovela. Dramaturgia. Serialidade. Narrativa. Performatividade.
This paper discusses about the soap opera written for today. This is a case study, which analyzes the script A Deusa do Cangaço, produced in 2011, the project Nova Rádio Caleidoscópio, winner of Apoio à Produção de Programas Radiofônicos of 2010, na categoria Série de Programas Radiofônicos de Radionovelas of Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB – and Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia. The project aimed at creating and broadcasting four soap operas to be transmitted over Rádio Educadora FM. To analyze A Deusa do Cangaço, it was conducted a literature search, and some audiovisual sources, especially of old and new dramas. It were also made interviews with professionals involved in this and other editions of the public notice. The research uses concepts related to seriality, performativity, and orality, narrative and ends by identifying possible elements to trials for this genre.
Radio play. Soap opera. Dramaturgy. Seriality. Narrative. Performativity.
1
166
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ARTES CÊNICAS
DRAMATURGIA, HISTÓRIA E RECEPÇÃO
Dramaturgia, dramaturgismo e memória: "histórias de vida" como "modelos de ação"

Banca Examinadora

ANTONIA PEREIRA BEZERRA
Não
Nome Categoria
MIRNA SPRITZER Participante Externo
RAIMUNDO MATOS DE LEAO Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Apoio à Pós-Graduação 12

Vínculo

-
-
-
Não