Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
Brincadeira E Jogos A Partir Das Dinâmicas Do Bumba-Meu-Boi Na Escola Antônio Carlos Magalhães No Bairro De Periperi Na Rede Pública De Salvador
CRISTIANE PETERSEN DA SILVA
DISSERTAÇÃO
16/06/2015

Esta dissertação tem como objetivo trazer uma reflexão sobre o percurso histórico do ensino da Arte no contexto educacional brasileiro, desde o século XIX até os dias atuais, perpassando por estudos e ideias de pesquisadores, teóricos, arte-educadores, as tendências atuais no teatro-educação, a formação dos professores de Artes, até as novas tecnologias da informação e comunicação, possibilitando desta forma, o entendimento da realidade atual. Analisa também o conceito geral de Cultura, Cultura Popular e Cultura Urbana e de como elas podem trazer contribuições significativas para os alunos e para a escola quando bem trabalhadas e embasadas pelos professores. Traz ainda informações e descrições sobre o Bumba-meu-Boi, sua origem, seus conceitos, as variações da brincadeira, aspectos musicais, a dinâmica do jogo, os personagens, ou seja, informações importantes que irão contribuir para o entendimento do relato e análise da experiência e identificação de alunos do ensino fundamental II da rede pública da periferia de Salvador com a Cultura Popular, suas manifestações e o Bumbameu-Boi e de como foi realizado todo o processo artístico-pedagógico, todas as etapas e procedimentos de campo, culminando num resultado cênico e na Mostra final do espetáculo teatral.

Escola; Arte-Educação; Cultura Popular; Bumba-meu-Boi
This thesis aims to bring a reflection on the historical background art teaching in the Brazilian educational context, since the nineteenth century to the present day, passing by studies and ideas of researchers, theorists, art educators, current trends in theater- education, training of arts teachers, to the new technologies of information and communication, thus enabling the understanding of the current reality. It also analyzes the general concept of Culture, Popular Culture and Urban Culture and how they can bring significant contributions to students and to school when well crafted and informed by teachers. It also brings information and descriptions of the Bumba-meu-Boi, its origin, its concepts of playing the variations, musical aspects, the dynamics of the game, the characters, ie important information that will contribute to the understanding of reporting and analysis experience and identification of elementary school students II public on the outskirts of Salvador network with popular culture, its manifestations and the Bumba-meu-Boi and how it was carried around the artistic and educational process, all stages and field procedures , culminating in a scenic and result in the final show of the theatrical spectacle.
School; Art Education; Popular Culture; Bumba-meu-Boi
1
142
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ARTES CÊNICAS
MATRIZES ESTÉTICAS NA CENA CONTEMPORÂNEA
-

Banca Examinadora

ELIENE BENICIO AMANCIO COSTA
Não
Nome Categoria
SUZANA MARIA COELHO MARTINS Docente
NADIR NOBREGA OLIVEIRA Pós-Doc

Vínculo

-
-
-
Não