Este trabalho surgiu da necessidade de diversificar e enriquecer as aulas de Física
nas turmas de 1º ano da E.E.F.M. José Matias Sampaio, localizada na cidade de
Brejo Santo – CE, mostrando aos alunos que a referida disciplina pode ser
apresentada em suas diversas faces. Uma delas é através da prática teatral.
Apresentar a Relatividade de Einstein junto à Relatividade de Galileu, bem como a
história do físico alemão, foi a estratégia utilizada para enriquecer as aulas,
possibilitando explorar, por meio da teatralização dos conhecimentos, suas
dimensões históricas, culturais e filosóficas. Sob a ótica do teatro, o conhecimento
científico pode ser representado sem o rigor que o engessa, ao mesmo tempo em
que a arte de encenar contagia e provoca reflexões no espectador. Entre os
resultados, foram percebidas pequenas mudanças no grupo, como a postura do
aluno em sala de aula, receptividade e respeito entre os colegas e com o professor.
Além de começarem a enxergar a Física de outra maneira, deixando-os mais
motivados a aprender essa ciência. Nesse sentido, diante do quadro atual da
educação brasileira, o objetivo do trabalho concentra-se na necessidade do docente
atuar de forma diferenciada, através de estratégias e novas metodologias,
principalmente no âmbito de Ensino de Ciências, tendo aqui o foco para a Física
através do teatro. Logo, essa dissertação apresenta a prática teatral, mais
especificamente, o teatro científico, como uma ferramenta de grande potencial
didático que pode ser adotado na prática didático-pedagógica dos professores,
contribuindo, assim, no processo de ensino e aprendizagem de Física e de outras
disciplinas do Currículo Escolar.