Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
“O lugar social do ensino do ballet clássico: etnografias da linguagem, corporalidade e poder na incorporação de uma técnica”
DANIELA BOTERO MARULANDA
DISSERTAÇÃO
30/03/2015

Esta pesquisa pretende criar um diálogo entre as artes cênicas e a antropologia da dança. A partir de um estudo etnográfico em escolas de ballet clássico em Salvador analisamse as formas como é incorporada a técnica a partir de elementos como os usos da linguagem metafórica e a construção de corporalidades. Metodologicamente a pesquisa retoma conceitos da etnografia e da etnometodologia para analisar descrições e relatos, fazendo ênfase nos sentidos implícitos dentro das formas como se descreve a prática. A pesquisa utiliza relatos da minha experiência como bailarina e ao mesmo tempo dialoga com relatos de professoras e alunas recolhidos durante o trabalho de campo. A pesquisa preocupa-se em questionar afirmações do senso comum sobre o ballet clássico como seu caráter universal, a necessidade de uma corporalidade homogênea, assim como conceitos de beleza e sensibilidade que são utilizados cotidianamente dentro das aulas de dança. A partir de um diálogo com posturas teóricas da antropologia da dança procura-se entender o contexto no qual este senso comum foi construído. O diálogo entre disciplinas pretende também ressaltar as formas como a dança e seus usos sociais encontram-se inseridas dentro de relações de poder que reproduzem noções de dominação de umas culturas sobre outras. Finalmente, esta pesquisa conclui que mesmo as opiniões das pessoas envolvidas na prática do ballet estejam divididas entre a percepção do ballet como universal e como estranho, o aprendizado do ballet é uma experiência tanto familiar quanto estranha. Por isso, é necessário, rastrear os potenciais políticos e poéticos e reconhecer aprática dentro desta tensão.

Ballet clássico, corporalidade, práticas corporais, linguagem, poder, antropologia da dança, etnografia.
This research aims to create a dialogue between the performing arts and the anthropology of dance. From an ethnographic study in classical ballet schools in Salvador it discusses the ways in which the technique is incorporated. It considers elements as the use of metaphorical language and the construction of corporality. Methodologically, this study uses concepts from ethnography and ethnomethodology to analyze descriptions and reports, making emphasis on the implicit meanings within the forms in which the practice of learning and teaching ballet is described. In this research I described my own experience as a dancer and present the experiences of teachers and students as they were described to me through interviews and participant observation. The research is interested in questioning common sense statements about classical ballet like its universal character and its need for an homogeneous corporeality, as well as concepts of beauty and sensitivity that are frequently used in dance classes. In a dialogue with anthropology of dance studies, it seeks to understand the context in which this common sense was built. The dialogue between disciplines also aims to highlight the ways in which dance and its social uses are determined by power relations that reproduce common ideas justifying the existence of a dominant culture This text presents the following conclusion: Although ballet dancers, apprentices and teachers have divided opinions of ballet as either familiar or exotic, learning ballet is both familiar and exotic. Therefore, is it necessary to track the political and poetical possibilities of accepting this tension.
Classical Ballet, corporeality, body practices, language, power, Anthropology of Dance, ethnography.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ARTES CÊNICAS
MATRIZES ESTÉTICAS NA CENA CONTEMPORÂNEA
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Banca Examinadora

ELOISA LEITE DOMENICI
Não
Nome Categoria
DANIELA MARIA AMOROSO Docente
GISELLE GUILHON ANTUNES CAMARGO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Apoio à Pós-Graduação 12

Vínculo

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Não