Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
O Guerreiro Alagoano: Uma Pedagogia Multirreferencial
CLAUDIO ANTONIO SANTOS DA SILVA
DISSERTAÇÃO
23/03/2015

Este trabalho tem como foco dissertativo a prática espetacular, o Guerreiro Alagoano, objeto que venho pesquisando desde o ano de 2000. Neste estudo, eu descrevo etnograficamente as matrizes estéticas e históricas do Guerreiro de Alagoas, assim como, suas transformações ao longo do tempo. Durante o ano de 2005 ao ano de 2006, o objeto Guerreiro, tornou-se Projeto de Iniciação Científica PIBIc/CNPq, e seus resultados impulsionaram o processo de criação em Dança Contemporânea (2008) intitulado: Entremeios - DezFigurações, que tem por objetivo a encenação de dez Entremeios. Esse processo artístico da construção dos solos foi estruturado a partir de minha trajetória, como pedagogo e dançarino, construindo um fazer artístico fundamentado na percepção sobre o Corpo, a Cena e sua Pedagogia. Assim, descrevo os Entremeios, a partir de sua etimologia, utilizando o estudo do professor Armindo Bião (2009) sobre os entremezes portugueses, base teórica fundamental da pesquisa para a construção dos solos, evidenciando o seu caráter na Memória, na Tradição e na Contemporaneidade. Neste sentido, descrevo a minha trajetória até chegar ao objeto, o Guerreiro Alagoano e contextualizo o meu processo criativo, discorrendo sobre o fazer pedagógico na construção dos Solos Performances, o qual o eixo teórico da pesquisa científica e artística, perpassa uma perspectiva Multirreferencial, como propõe Jacques Ardoino (1960), teórico da Multirreferencialidade, conceito que ele desenvolve nos seus trabalhos desde os anos de 1960. A Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação (Ardoino, Barbier, Coulon, Lapassade, Borba e Macedo), propõe-se transdisciplinar permitindo nesta pesquisa realizar aproximações conceituais entre a Etnocenologia (Bião, Pradier e Duvingnaud); a Etnopesquisa Crítica Multirreferencial (Roberto Sidnei Macedo) e os conceitos da Filosofia Cínica (Diógenes), norteadores do processo artístico e da pesquisa.

Guerreiro Alagoano; Etnocenologia; Multirreferencialidade; Etnopesquisa; Bricolagem.
This paper has as its dissertative focus the spectacular practice: The Alagoano Warrior, subject that I have been researching since 2000. In this studies I describe ethnographically the aesthetics and historical matrices of the Warrior of Alagoas, as his changes over the time.From 2005 until 2006, the Alagoano Warrior became my theme in my participation in the brazilian institution PIBIC/CNPq project, for graduation students. The results achieved during this participation pushed the creation process in Contemporary Dance (2008) called – Entremeios – Dez Figurações – that aims the performance of ten Entremeios. This artistic process of making the solos was structured by my own experiences as a pedagogue and a dancer, it making my artistic way of performance based on the perception of the body, scene and its pedagogical relation. Then, I described the Entremeios from the perspective of its etymology, using the studies of the Portuguese teacher Armindo Bião (2009) about Portuguese, that were the essential theoretical basis of the research on the solos making, which I highlighted the memory, tradition and contemporaneity aspects. I showed my own path until I got to the main purpose of my research, the Alagoano Warrior and I also, contextualize my creative process discoursing about my pedagogical acting on the solos performances making, which the theoretical axis of the scientific and artistic researches go beyond the Multi-Referentiality as Jacques Ardoino (1960) proposes, the Multi-Referentiality theoretical, concept that he has developed on his studies since 1960. The Multi-Referentiality in Sciences and Education (Ardoino, Barbier, Coulon, Lapassade, Borba e Macedo) proposes trans-disciplinary allowing conceptual approaches with the Ethnocenology (Bião, Pradier, Duvingnaud); the Multi-Referentiality Criticism Ethno-Research (Roberto Sidnei Macedo) and the Cynical Philosophy concepts (Diógenes) all these concepts guided the artistic process and researche.
Alagoano Warrior; Ethnocenology; Multi-Referentiality; Ethno-Research; Bricolagem.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ARTES CÊNICAS
MATRIZES ESTÉTICAS NA CENA CONTEMPORÂNEA
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Banca Examinadora

SUZANA MARIA COELHO MARTINS
Não
Nome Categoria
NADIR NOBREGA OLIVEIRA Pós-Doc
DANIELA MARIA AMOROSO Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Apoio à Pós-Graduação 23

Vínculo

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Não