Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ciências e Biotecnologia (31003010079P0)
MÍDIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PARA A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CAMILLA FERREIRA SOUZA
TESE
22/10/2015

Vivemos o período de mudanças tecnológicas mais acelerado da história com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e o surgimento concomitante da Biotecnologia. Com a Educação 3.0, a função do professor é de orientador e parceiro, nela o estudante deve ser gerenciado e não controlado. Se adaptar a um cotidiano rodeado de celulares, computadores, multimídias, dentre outros, não é simples para todas as pessoas. É nesse cenário que a Metodologias Ativas e o Clube de Ciências, que se utilizam das TICs, favorecem a relação de ensino-aprendizado da Ciência e da Biotecnologia, além de estabelecerem mudanças na vida de seus participantes e do seu entorno. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo transpor conhecimentos sobre Ciência e Biotecnologia para alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública utilizando mídias digitais (vídeos, filmes e internet). As avaliações da transposição e do estabelecimento de agentes de transformações foram realizadas através dos questionários e da análise dos portfólios reflexivos. Ao mesmo tempo, analisamos como é a cobertura midiática sobre os transgênicos de dois sites de televisões brasileiras. Nossos resultados indicam, a utilização de métodos de aprendizagens ativas relacionadas às mídias digitais apresenta impacto positivo no ensino-aprendizagem. Além disso, o Clube de Ciências foi efetivo no estabelecimento de agentes transformadores sociais, no empoderamento e foi iniciada a formação de indivíduos mais preparados para o mercado de trabalho. Para finalizar, a rotulagem adequada dos transgênicos é essencial e precisa estar associada a um programa maior (educação do consumidor, cobrança e fiscalização dos responsáveis, e envolvimento de todos os setores da sociedade) uma vez que não é suficiente ter a informação disponível, se o público em geral não a compreende. Como conclusão podemos afirmar que cada atividade isolada tem seu valor educacional, no entanto o somatório das ações tem efeito conjunto potencializando o aprendizado.

Aprendizagem ubíqua, Alfabetização Científica, Letramento Científico, Transgênicos e Portfólios Reflexivos.
We live in a period of accelerated technological change with the development of Information and Communication Technologies (ICTs) and the concomitant emergence of biotechnology. In Education 3.0, the teacher's role is to be a mentor and a partner; their students should be managed and not controlled. To get adapted to an environment surrounded with mobile phones, computers, multimedia, among others, it is not simple for everyone. In this scenario active methodologies and the Science Club, which use ICT, favor the teaching-learning relationship of Science and Biotechnology, as well as the establishment of changes in the lives of its participants. Thus, this study aims to tranpose knowledge on Science and Biotechnology to elementary school students from a public school using digital media (videos, movies and internet). Assessments of implementation and the establishment of transformation agents were conducted through questionnaires and analysis of reflective portfolios. At the same time, it analyzes how the media coverage of the GM two sites of Brazilian television. Our results indicate the use of active learning methods related to digital media has a positive impact on teaching and learning. In addition, the Science Club was effective in establishing social change agents, empowerment and started forming more prepared individuals for the labor market. Finally, proper labeling of GMOs is essential and must be associated with a larger program (consumer education, collection and control of those responsible, and involvement of all sectors of society) since it is not enough to have the information available if the general public does not understand. In conclusion we can say that each separate activity has its educational value, however the sum of the activities has synergistic effect enhancing learning.
Ubiquitous learning, scientific literacy, scientific literacy, GMOs and Portfolios Reflective.
01
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA - INTERAÇÕES MOLECULARES, CELULARES E SISTÊMICAS
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS, PROCESSOS E PRODUTOS PARA A DIVULGAÇÃO E ENSINO DA BIOTECNOLOGIA
CIÊNCIAS - DA BANCADA A SALA DE AULA

Banca Examinadora

GERLINDE AGATE PLATAIS BRASIL TEIXEIRA
Não
Nome Categoria
CAROLINA NASCIMENTO SPIEGEL Participante Externo
GUTEMBERG GOMES ALVES Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 36

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Outros
Sim