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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
Hotxuá à luz da etnocenologia: jogos, brincadeiras e os potencias educacionais do palhaço sagrado na prática pedagógica
ANA CAROLINA FIALHO DE ABREU
DISSERTAÇÃO
26/02/2015

Este trabalho investiga o Hotxuá, cômico ritual da etnia Krahô, do estado do Tocantins, Brasil, à luz da etnocenologia. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo e uma etnografia do ritual Perti ou Yótyõpi (Festa da Batata), onde o hotxuá é protagonista, observada e registrada a sua participação no ritual Pemp’kahààc (Festa de Iniciação das Crianças Krahô), a sua atuação no dia a dia da comunidade e a apresentação da “brincadeira” no I Encontro Internacional de Palhaços de Cataguases. A revisão da literatura se baseia num horizonte multirreferencial que envolve conceitos e teorias de diferentes disciplinas de áreas do conhecimento distintas, incluindo a Arte, a Filosofia, a Antropologia, a História e a Psicanálise; aparecem em destaque autores e mestres indígenas como: Del Bosque, Mazzoleni, Melatti, Bolognesi, Ismael Ahpracti Krahô, Getúlio Cruacraj Krahô e Pedro Peño Krahô. Por fim, este processo prático e reflexivo demonstra que o hotxuá, bem como o mito do trickster, é uma manifestação parcial do arquétipo da Sombra e que o artista que trabalha com este universo cômico deve se vincular ao personagem-tipo, que está próximo deste arquétipo. O resultado final mostra também que o hotxuá pertence e entrecruza os três subgrupos da etnocenologia: objetos substantivos, adjetivos e adverbiais.

Comicidade; Hotxuá; Krahô; Ritual; Etnocenologia
This research aims to investigate the Hotxuá, a ritual comic figure of the Krahô ethnic group, located in the state of Tocantins-Brazil. The research presents fieldwork and ethnographic information developing a thick description of the Perti ou Yótyõpi (Festa da Batata) ritual, in which the hotxuá takes the main place. It was also observed and registered his participation in the Pemp’kahààc (Festa de Iniciação das Crianças Krahô) ritual, his daily performance in the indigenous community and his performance in the I Encontro Internacional de Palhaços de Cataguases. The literature review for this research is based on a referential horizon that involves concepts and theories from different disciplines and several areas of knowledge, including Art, Pedagogy, Philosophy, Anthropology, History and Psychoanalysis. Further it appears references from prominent authors and Indian masters as: Del Bosque, Mazzoleni, Melatti, Bolognesi, Ismael Ahpracti Krahô, Getúlio Cruacraj Krahô and Peter Peno Krahô. Finally, the practical and reflexive process demonstrates that the hotxuá, as well as the mythological figure of the trickster, are a partial manifestation of the archetypal figure of the Shadow. The artist that works within this comic universe must be bound with the charactertype, which is clearly near of this archetypal figure. Final results also explains why and how the hotxuá belongs to the three subgroups of ethnocenology: nouns objects, adjectives objects and adverbial objects.
Comedy; Hotxuá; Krahô; Ritual; Etnocenology.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Contexto

ARTES CÊNICAS
PROCESSOS EDUCACIONAIS EM ARTES CÊNICAS
Pibid Interdisciplinar Teatro e Educação

Banca Examinadora

FABIO DAL GALLO
Não
Nome Categoria
MARIO FERNANDO BOLOGNESI Participante Externo
ELIENE BENICIO AMANCIO COSTA Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Apoio à Pós-Graduação 11

Vínculo

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Não