Definimos o conceito de espaço, a partir dos escritos de Henri Lefebvre (2006) e
David Harvey (1992), e o conceito de experiência, a partir de Walter Benjamin (1994)
e John Dewey (2010), para então encararmos o cinema como uma arte espacial, como
apontam os estudos de Giuliana Bruno (2002) e Jacques Aumont (2004), procurando
investigar suas relações com a cidade e a paisagem a partir das experiências de espaço
que esta arte propõe. No percurso que estabelecemos, debatemos os laços que ligam o
cinema e a cidade à experiência da modernidade. Nesse sentido, discutimos a
importância do flâneur, analisado por Benjamin, e o conceito de deriva, sustentado
por Leo Charney (1998), para a experiência urbana. Em seguida, investigamos a
construção das paisagens cinematográficas no cinema contemporâneo, a partir da
proposta de autonomia narrativa do espaço elaborada por Martin Lefebvre(2006).
Com isso, abrimos caminho para debatermos a crise urbana estudada Harvey (2014),
tema recorrente do cinema feito em Pernambuco. Como resultado desse itinerário,
procuramos compreender a experiência urbana do Recife que o cinema
contemporâneo nos oferece. Associados com outras obras cinematográficas,
essencialmente quatro longas-metragens contemporâneos ambientados em Recife
sustentam nossa análise: O som ao redor (Kleber Mendonça Filho, 2012), Febre do
rato (Cláudio Assis, 2011), Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2010) e
Amigos de risco (Daniel Bandeira, 2007).
comunicação, cinema, espaço, paisagem, cidade, Recife
We define the concept of space, after the studies of Henri Lefebvre (2006) and David
Harvey (1992), and the concept of experience, after the researches of Walter
Benjamin (1994) and John Dewey (2010), so we can consider cinema as an art of
space, as in Giuliana Bruno (2002) and Jacques Aumont (2004), in order to
investigate its possible relations with city and landscape. Consequently, we examine
the strengths that connect cinema and city to the experience of modernity. In this
sense, we debate the importance of flâneur, analyzed by Benjamin, and the idea of
drift, as proposed for Leo Charney (1998), for the urban experience. After that, we
investigate the construction of landscape in contemporary cinema, thinking about the
idea of the autonomy of narrative space, as Martin Lefebvre (2006) attests. With that
investigation, we arrive in the discussion about an urban crisis, that is studied by
Harvey (2014) and a recurrent subject of movies made in Pernambuco. Finally, as a
result of those efforts, we research the urban experience of Recife provided by
contemporary cinema. Put in perspective with other movies, essentially four
contemporary feature films setting in Recife support our work: O som ao redor
(Kleber Mendonça Filho, 2012), Febre do rato (Cláudio Assis, 2011), Avenida
Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2010) e Amigos de risco (Daniel Bandeira,
2007).
communication, cinema, space, landscape, cityscape, city, Recife