O objetivo do presente trabalho é examinar a influência que a narrativa transmídia exerce como fator determinante para a geração de presença cultural. O objeto estudado, no caso, trata-se do Universo Cinemático Marvel (UCM), e toda a fragmentação narrativa que conta a história de Os Vingadores. Para entender o UCM, foi necessário mapear e compreender como acontece o desenrolar das produções. Neste ponto, contextualizado pelo conceito de cultura da convergência, apresentamos nesta dissertação a denominação “Dinâmica da Dispersão e Convergência Narrativa”. A ideia trata da fragmentação de textos complementares que conduzem o espectador a um texto principal, ou ponto de convergência, e novamente se dispersam em novos pontos, repetindo o movimento inúmeras vezes. A partir de então, analisamos graficamente a franquia cinematográfica da Marvel em comparação com a rival DC Comics, e mostramos dois tipos de universos narrativos diferentes, o primeiro totalmente em convergência, e o segundo dividido por diversificação de mídias, onde TV e cinema não possuem qualquer relação. Outra parte importante deste trabalho, é a contextualização histórica em que este universo narrativo está conformado. A hipermodernidade, com todas suas peculiaridades, é o campo onde este projeto transmídia atua. O hiperconsumo e a hiperconectividade fazem com que o espectador esteja a todo momento a espera de novidades da franquia. Através do celular, Tablet, ou mesmo o computador, as redes sociais ampliam a oferta de conteúdo e a rede de fãs alimenta o fluxo de informações. Assim, criam-se mecanismos de incentivo ao constante engajamento. A simulação e dissimulação de Os Vingadores também é discutida neste trabalho, pois o comparativo entre o real e o hiper-real são marcantes na produção. Após uma análise histórica dos super-heróis, estabelecemos a relação entre o herói antigo e o novo herói. O personagem hoje é muito mais humano em suas ações e ao mesmo tempo midiaticamente onipresente. Por fim, tratamos do conceito de presença cultural e presentificação dos personagens. Chegamos à conclusão de que o efeito de presença e sentido de Os Vingadores, se dá, pela formatação de seu universo narrativo. Concluímos então que a narrativa transmídia é o fator que desencadeia a presença cultural da franquia.