A pesquisa trata do mercado do bacalhau como produto importante na cadeia agroalimentar
brasileira. Atualmente, estamos assistindo a uma transformação do padrão de consumo de
alimentos (para uma dieta mais saudável) e, especificamente, da forma de consumo do
bacalhau, que não é mais ligada à tradição, com um consumo restrito a particulares períodos
do ano (Páscoa, Natal). Além disso, o bacalhau não se encontra mais apenas no lar doméstico,
mas é distribuído em cadeias de restaurantes a quilo ou nos botecos em forma de bolinho e se
consome diariamente. A análise será construída a partir da ótica das Global Value Chains
(GVC), que se distancia da teoria neoclássica, entendida como limitada por considerar apenas
a qualidade do produto. Por sua vez, a crescente assimetria de informação enfraquece o papel
dos consumidores. Analisar a cadeia de um produto significa inseri-lo num contexto global,
estudando as formas de coordenação da cadeia ativadas por distintos atores, onde empresas e
trabalhadores de regiões distantes do mundo se afetam reciprocamente.