Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
CIÊNCIAS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE (31002013007P9)
BACALHAU NO BRASIL: UM MERCADO SOB O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO
ANNA ROSA MARIA LOPANE
DISSERTAÇÃO
01/04/2014

A pesquisa trata do mercado do bacalhau como produto importante na cadeia agroalimentar brasileira. Atualmente, estamos assistindo a uma transformação do padrão de consumo de alimentos (para uma dieta mais saudável) e, especificamente, da forma de consumo do bacalhau, que não é mais ligada à tradição, com um consumo restrito a particulares períodos do ano (Páscoa, Natal). Além disso, o bacalhau não se encontra mais apenas no lar doméstico, mas é distribuído em cadeias de restaurantes a quilo ou nos botecos em forma de bolinho e se consome diariamente. A análise será construída a partir da ótica das Global Value Chains (GVC), que se distancia da teoria neoclássica, entendida como limitada por considerar apenas a qualidade do produto. Por sua vez, a crescente assimetria de informação enfraquece o papel dos consumidores. Analisar a cadeia de um produto significa inseri-lo num contexto global, estudando as formas de coordenação da cadeia ativadas por distintos atores, onde empresas e trabalhadores de regiões distantes do mundo se afetam reciprocamente.

Bacalhau; GVC; Consumo; Globalização; Comércio Internacional.
The research deals with the market of cod as an important product in the Brazilian agri-food chain. Currently, we are witnessing a transformation of the pattern of consumption of food (for a healthier diet) and, specifically, the form of consumption of cod, which is no longer linked to the tradition, with a consumption restricted to particular periods of the year (Easter, Christmas). In addition, the cod is no longer consumed only at home, but is distributed in chains of restaurants “a quilo” or in bars in the form of bolinhos that has a daily consume. The analysis will be built from the perspective of Global Value Chains (GVC), which differs from the neoclassical theory, understood as limited by only considering the quality of the product. In turn, the growing asymmetry of information weakens the role of consumers. Analyze the chain of a product means inserting it in a global context, studying the forms of coordination of the chain activated by different actors, where companies and workers from distant regions of the world that affect each other.
Cod; GVC; Consume; Globalization; International Trade.
1
83
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE
INSTITUIÇÕES, MERCADO E REGULAÇÃO
Biodiversidade e Recursos Naturais e Culturais

Banca Examinadora

JOHN WILKINSON
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA CELIA CASTRO Participante Externo
JOHN WILKINSON Docente - PERMANENTE
MARIA DE FÁTIMA FERREIRA PORTILHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Colaborador
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim