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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
Preparar, Rezar e Sambar: a Reza de Brejões/BA sob a perspectiva da etnocenologia
FILIPE DIAS DOS SANTOS SILVA
DISSERTAÇÃO
24/04/2015

Este trabalho apresenta um estudo sobre uma manifestação cultural de caráter religioso, conhecida como Reza, que é pensada, elaborada e praticada, em grande parte, pelas comunidades rurais de Brejões, cidade localizada no interior da Bahia, ao sul do Recôncavo Baiano. No campo conceitual, a etnocenologia foi adotada como perspectiva disciplinar, utilizando o léxico proposto por Armindo Bião. A manifestação é descrita a partir da ênfase em três momentos que compõem sua estrutura: o preparar, o rezar e o sambar, interpretados como adverbialmente, adjetivamente e substantivamente espetaculares, respectivamente. Está inserida no contexto religioso do catolicismo popular e é entendida como festa. Defende-se que esta festa tem início junto com a fase preparatória da manifestação. Na Reza de Brejões, santos católicos são cultuados africanamente. Entre as particularidades da manifestação está a formação de uma roda de samba no interior da casa onde é realizada, em frente ao altar, na qual pode ser observada a incorporação de santos e caboclos. A partir da noção das matrizes estéticas, entende-se que a roda de samba pode ajudar a compreender determinados aspectos da formação social e histórica de Brejões. Sob o ponto de vista metodológico, a observação participante foi adotada para elaborar uma descrição etnográfica densa. Antes do início da pesquisa, o autor deste trabalho era integrante da manifestação. Por essa razão, optou pelo caminho da transformação do familiar em exótico para provocar um distanciamento intencional. Como estratégia, a Reza foi apresentada em comunicações por diversos eventos no Brasil com o intuito de construir uma descrição a partir do estranhamento de olhares estrangeiros.

Reza de Brejões, etnocenologia, espetacularidade, festa, roda de samba.
Ce travail présente une étude sur une manifestation culturelle à caractère religieux, connue comme Prière, qui est pensée, elaborée et pratiquée, surtout, par les communautés rurales de Brejões, ville située dans le sud du Recôncavo Baiano. Au champ conceptuel, l’ethnoscénologie a été adoptée comme une perspective disciplinaire, en utilisant le lexique proposé par Armindo Bião. La manifestation est décrite en mettant en valeur trois moments qui composent sa structure: le préparer, le prier et le danser la samba, interprétés comme adverbialement, adjectivement et substantivement spectaculaires, respectivement. Elle est insérée dans le contexte religieux du catholicisme populaire et est entendue comme une fête. Il est dit que cette fête commence avec la phase préparatoire de la manifestation. Dans la Prière de Brejões, les saints catholiques sont adorés africainement. Parmi les particularités de la manifestation il y a la formation d'une samba de roda à l'intérieur de la maison, devant l'autel, dans laquelle on peut observer l'incorporation des saints et des caboclos. Basé sur la notion de matrices esthétiques, il est entendu que la samba de roda peut aider à comprendre certains aspects de la formation sociale et historique de Brejões. Du point de vue méthodologique, l'observation participante a été adoptée pour préparer une description ethnographique dense. Avant de commencer la recherche, l'auteur de ce travail était un membre de la manifestation. Pour cette raison, il a choisi le chemin de la transformation du familier en exotique pour provoquer une distanciation intentionnelle. Comme stratégie, la Prière a été présentée dans des communications en plusieurs événements au Brésil afin de construire une description au travers le regard des autres.
Prière de Brejões, samba de roda, ethnoscénologie, spectacularité, fête.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Contexto

ARTES CÊNICAS
MATRIZES ESTÉTICAS NA CENA CONTEMPORÂNEA
CONFIGURAÇÕES ESTÉTICAS EM DANÇAS DO BRASIL: O CORPO EM CONTEXTOS DE TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE.

Banca Examinadora

DANIELA MARIA AMOROSO
Sim
Nome Categoria
ELIENE BENICIO AMANCIO COSTA Docente
VANIA DE FATIMA NORONHA ALVES Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Bolsa de Mestrado GM e Doutorado GD 14

Vínculo

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Não