Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
EDUCAÇÃO (31003010001P0)
CAPOEIRANDO A EDUCAÇÃO
AMANDA SCHUTTE DE MELLO
DISSERTAÇÃO
29/04/2014

Como fazer da minha vivência de praticante de capoeira uma experiência? Quais as táticas e astúcias usadas por mestres e por nós, professores e capoeiristas para enfrentarmos os problemas cotidianos em relação a formação dos nossos alunos e da nossa própria formação? O que é ser mestre? Foram estas questões que inspiraram esta narrativa da minha experiência com a capoeira durante o curso de formação enquanto professora de educação física e mestranda na área da educação. Procurei em minha memória e na memória coletiva de alguns capoeiristas, através de narrativas, os processos e fatos cotidianos mais marcantes do nosso constante aprendizado. Explorei o uso das fotografias e os recursos audiovisuais como textos polissêmicos frente ao predomínio das fontes escritas e documentais tradicionais, considerando o fato de o cotidiano envolver diferentes canais de recepção, percepção e registro. Não foi intenção deste trabalho debater a oposição entre o saber acadêmico e o saber popular. Ao desconstruir estas representações hegemônicas, foi necessário olhar a capoeira e a formação acadêmica em suas complexidades, considerando as pluralidades, as subjetividades, as hibridações culturais e as produções que daí emergem. Decorre daí que, obviamente, não estou a procura de uma única e absoluta verdadeira resposta para estas questões, mas sim, buscar diferentes caminhos possíveis para nossas experimentações. Alguns autores estudados foram fundamentais na escrita deste trabalho como Michel de Certeau, Walter Benjamin e Suely Rolnik através dos conceitos de, por exemplos: táticas, astúcias e cotidianos, narrativas e marcas. Considero que este trabalho ainda vem delineando um território, com fluidas fronteiras entre a formação em licenciatura em educação física, o curso de mestrado e a capoeira angola, onde as micropolíticas cotidianas são destacadas como importante processo de educação numa perspectiva crítica e emancipatória. As disciplinas, orientações e as vivências com a capoeira permitiram entender e criar minhas próprias dúvidas e traçar alguns caminhos para possíveis respostas inacabas e provisórias. Ser mestre ou mestra para a cultura popular demanda de um reconhecimento da comunidade através das práticas. Por isso, título de mestra decorrente da conclusão deste curso tem um valor que vai além do diploma: é um comprometimento com os meus alunos da rede pública de ensino e com capoeira angola através do Grupo de Capoeira Angolinha.

EDUCAÇÃO FÍSICA - NARRATIVAS
¿Cómo hacer mi capoeira practicante de vivir una experiencia? ¿Qué tácticas y trucos utilizados por los profesores y para nosotros, los profesores y los capoeiristas que se enfrentan a los problemas cotidianos en relación con la formación de nuestros estudiantes y nuestra propia formación? ¿Qué es ser maestro? Estas fueron las preguntas que inspiraron este relato de mi experiencia con la capoeira en el curso de formación como profesor de educación física y el grado de maestría en educación. Busqué en mi memoria y la memoria colectiva de algunos capoeiristas, a través de las narraciones , los procesos y los acontecimientos diarios más notables de nuestro aprendizaje constante. Explorado el uso de fotografías y recursos audiovisuales como textos polisémicos contra el predominio de las fuentes documentales escritas y tradicionales, teniendo en cuenta el hecho de que lo cotidiano implica diferentes canales de recepción, la percepción y registro. No era la intención de este trabajo para discutir la oposición entre el conocimiento académico y el conocimiento popular. Por deconstruir estas representaciones hegemónicas, era necesario buscar la capoeira y la formación académica en sus complejidades, considerando pluralidades, subjetividades, la hibridación cultural, y las producciones que surgen allí. De ello se desprende que, obviamente, no estoy en busca de una respuesta verdaderamente único y absoluto a estas preguntas, sino más bien buscar otros caminos posibles para nuestras pruebas. Algunos autores estudiados fueron fundamentales para la redacción de este trabajo como Michel de Certeau, Suely Rolnik y Walter Benjamin ya través de los conceptos de, por ejemplo: la táctica, la astucia y la cotidiana, la narrativa y marcas. Creo que este trabajo aún está delineando un territorio con líneas fluidas entre el grado de formación en educación física, maestría y Capoeira Angola, donde micropolíticas cotidianas se destacan como un proceso importante de la educación una perspectiva crítica y emancipadora. Disciplinas, directrices y experiencias con capoeira permitido comprender y crear mis propias dudas y esbozar algunas formas posibles a inacabas y respuestas tentativas. Sé amo o ama a la cultura popular exigen un reconocimiento de la comunidad a través de las prácticas. Por lo tanto, el título de maestro debido a la finalización de este curso tiene un valor que va más allá de la ley: es un compromiso con mis alumnos en las escuelas públicas y Angola capoeira a través de la Angolinha Grupo Capoeira.
CAPOEIRA - EDUCACIÓN FÍSICA - NARRATIVAS
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO POPULAR
COTIDIANO DA ESCOLA E DOS MOVIMENTOS POPULARES
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Banca Examinadora

MARY THEREZINHA ALEXANDRE SIMEN RANGEL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
NYRMA SOUZA NUNES DE AZEVEDO Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim