Governo Federal

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA (FONOAUDIOLOGIA) (33009015026P3)
DETECÇÃO DE FONEMAS, FONOLOGIA, COMPORTAMENTO AUDITIVO EM ATIVIDADES DIÁRIAS E QUALIDADE DE VIDA: UM ESTUDO EM ESCOLARES USUÁRIOS DE PRÓTESES AUDITIVAS
MARILIA RODRIGUES FREITAS DE SOUZA
TESE
24/06/2015

Objetivo: Caracterizar a audição, o uso da amplificação, a audibilidade para sons de fala, a fonologia, o comportamento auditivo em atividades diárias e a qualidade de vida em escolares com perda auditiva neurossensorial bilateral pré-lingual de grau leve a severo. Método: Foram avaliadas 22 crianças, de oito a 14 anos, usuárias de próteses auditivas. Foi realizada entrevista com responsáveis, avaliação audiológica, verificação das próteses auditivas – mapeamento visível de fala amplificada, pesquisa dos limiares de detecção para os sons de Ling, avaliação da fonologia e investigação do comportamento auditivo em atividades diárias e da qualidade de vida, com uso dos questionários ABEL e PedsQL. Procurou-se correlacionar o Índice de Inteligibilidade de Fala com os limiares de audibilidade para fonemas; a avaliação fonológica com a idade de intervenção, com o tempo de uso diário das próteses auditivas, com a detecção de fonemas, com o Índice de Inteligibilidade de Fala e com a realização de terapia fonoaudiológica. Procurou-se ainda comparar a mensuração da qualidade de vida relacionada à saúde referida pelo escolar e por seus pais e correlacionar o comportamento auditivo em atividades diárias com a qualidade de vida relacionada à saúde, com a detecção de fonemas e com a avaliação fonológica. Resultados: A perda auditiva de causa desconhecida foi a de maior ocorrência, com predomínio do grau moderado, de configuração descendente acentuada. Com relação ao tempo de uso da amplificação, houve concordância entre as informações armazenadas no registro de dados e as informações referidas (p-valor<0,001*), com maior ocorrência de uso contínuo, superior a dez horas diárias. O Índice de Inteligibilidade de Fala com prótese foi maior que na situação sem prótese auditiva (p-valor<0,001*). Os limiares de detecção de fonemas com prótese foram menores do que na condição sem prótese auditiva (p-valor<0,001*). A população avaliada apresentou Porcentagem de Consoantes Corretas acima de 95%, com episódios de produtividade dos processos fonológicos frontalização de palatal, simplificação do encontro consonantal e simplificação da consoante final. Na avaliação subjetiva do Comportamento Auditivo e da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde, o Aspecto Emocional foi o mais prejudicado. Conclusão: Há correlação negativa entre o Índice de Inteligibilidade de Fala e os limiares de detecção de todos os fonemas na situação sem próteses auditivas e entre o Índice de Inteligibilidade de Fala e o limiar de detecção do fonema /s/ na situação com próteses auditivas. Não há correlação entre a avaliação fonológica e: o índice de inteligibilidade de fala, a detecção de fonemas com próteses, a idade na protetização, o tempo de uso diário das próteses, e a realização de terapia fonoaudiológica. Quanto ao instrumento de avaliação da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (PedsQL), em apenas 17% dos itens avaliados (quatro itens) há diferença entre as respostas fornecidas pelos pais e pelas crianças. O escore total do questionário ABEL está correlacionado ao Sub-escore Psicossocial e ao Escore Total do módulo genérico de auto avaliação do PedsQL. Não há correlação entre a avaliação da fonologia e a detecção dos sons de Ling com o comportamento auditivo em atividades diárias avaliado pelo questionário ABEL.

1. Perda auditiva. 2. Criança. 3.Auxiliares de audição. 4. Qualidade de vida.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Contexto

FONOAUDIOLOGIA
AVALIAÇÃO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DOS DISTÚRBIOS DE AUDIÇÃO POR MEIO DE AUXILIARES DE AUDIÇÃO
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E DOS EFEITOS DA REABILITAÇÃO EM USUÁRIOS DE PRÓTESES AUDITIVAS

Banca Examinadora

MARIA CECILIA MARTINELLI
Não
Nome Categoria
MARISA FRASSON DE AZEVEDO Docente
HAYDEE FISZBEIN WERTZNER Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim