Recuperar e desenhar a trajetória de enfermeiros empreendedores da
década de 1990, da cidade de São Paulo, cujas empresas estavam registradas na
Junta Comercial de São Paulo em 2010. Método: Empregou-se a investigação
histórica, descritiva, na modalidade de história oral, com cinco enfermeiras
proprietárias dos primeiros empreendimentos nas diferentes áreas de atuação:
assistência, administração e ensino. O marco temporal inicial foi posicionado em
1992 e o marco final em 1998, época da fundação dos empreendimentos citados. As
entrevistas foram transcritas e transcriadas, originando os depoimentos que foram
submetidos à análise textual. Peter Drucker foi escolhido como referencial teórico de
análise, por ser um importante e influente pensador sobre a gestão do século XX.
Estabeleceu pressupostos como a importância do gerenciamento de si mesmo, a
disciplina da inovação, a necessidade de processos, o fracasso inesperado, a
incongruência e mudanças de percepção, enquanto fundamentação teórica para o
empreendedor. Resultados: Quatro categorias temáticas foram construídas:
“Atributos atitudinais para o empreendedorismo”, em que foram discutidos os traços
da personalidade, competências atitudinais e os valores morais para o
empreendedorismo; “Criação do negócio”, que descreveu as ações para as
enfermeiras criarem seus negócios até a sua materialização e condições extrínsecas
e intrínsecas para a abertura do negócio; “Resultado do trabalho empreendedor”, em
que foram discutidos os desfechos do negócio e as recompensas morais intrínsecas
e extrínsecas obtidas; e o “Desenvolvimento do negócio”, que abordou as ações
para sobrevivência do negócio e as questões necessárias ao progresso do negócio.
Conclusão: Ao desenhar a trajetória dessas enfermeiras, concluiu-se que as cinco
foram empreendedoras, se posicionaram à frente de seu tempo e criaram seus
empreendimentos a partir dos traços de personalidade de cada uma e da construção
da vida profissional que antecedeu a abertura do negócio. Para fazê-lo utilizaram
diferentes estratégias, como o conhecimento científico, a experiência profissional e
as ferramentas gerenciais planejamento, networking, benchmarking e qualidade, a
fim de lograrem o êxito que alcançaram.