A presente pesquisa tem como objetivo investigar estratégias de estudo para a parte de violino da Primeira Sonata-Fantasia, Désespérance, para violino e piano de Heitor Villa-Lobos. A prática é o caminho que o instrumentista usa para desenvolver habilidades como ritmo e afinação, articulação e demais demandas expressivas da obra. O foco da prática instrumental está no uso de estratégias adequadas para vencer aspectos técnicos de determinados rpertótios. Este trabalho expõe estratégias de estudos baseadas nas propostas dos professores de violino Robert Gerle e Simon Fischer nos livros: The Art of Practising The Violin e The Art of Bowing Practice, do primeiro, e nos livros Basics e Practice do último. As estratégias apresentadas são exercícios específicos, utilizados pela autora, para o desenvolvimento dos aspectos técnicos contidos na Sonata-Fantasia tais como arpejos e escalas com andamentos rápidos, cordas duplas, acordes de três ou quatro notas e trechos de harmônicos artificiais. Além do trabalho conclusivo a mestranda realizou dois recitais como requisitos para obtenção do título de mestre. O primeiro recital foi realizado aos dezessete dias do mês de junho do ano de dois mil e catorze, às dez horas e trinta minutos, no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes, situado na Rua Senhor dos Passos, 248, Centro, Porto Alegre - RS, reuniu-se a Banca Examinadora convidada pela Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para examinar o Recital de Mestrado apresentado pela discente PAOLA ANDREA JARAMILLO GARCÍA como um dos requisitos ao Título de Mestre em Música, Área de Concentração Práticas Interpretativas (Violino). A Banca Examinadora foi constituída pelos seguintes professores: Drª. Cristina Capparelli Gerling (UFRGS), Dr. Leonardo Loureiro Winter (UFRGS) e Drª. Catarina Leite Domenici (UFRGS). Os trabalhos foram presididos pelo Prof. Dr. Fredi Vieira Gerling.
O programa foi constituído pelas seguintes obras: JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750) Sonata para violino e cravo en G-dur BVW 1021: Adagio - Vivace - Largo – Presto, LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770-1827) Sonata op. 23 N. 4 para violino e piano: Presto - Andante Scherzando, più Allegreto - Allegro Molto, NICCOLÒ PAGANINI (1782-1840) Sonata 4 para violino e piano: Andante largo - Allegretto mottegiando, SERGEI RACHMANINOFF (1873-1946) Vocalise op. 34 N.14, YEZID BARBOSA SILVA (n. 1980) Nostalgia Santafereña (Pasillo Colombiano) para violino e piano: Moderato Vivace Moderato
O segundo recital foi realizado aos vinte e quatro dias do mês de março do ano de dois mil e quinze, às dezessete horas e trinta minutos, no Auditorium Tasso Corrêa do Instituto de Artes, situado na Rua Senhor dos Passos, 248, Centro, Porto Alegre - RS, reuniu-se a Banca Examinadora convidada pela Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para examinar o Recital de Mestrado apresentado pela aluna PAOLA ANDREA JARAMILLO GARCÍA como um dos requisitos ao Título de Mestre em Música, Área de Concentração Práticas Interpretativas (Violino). A Banca Examinadora foi constituída pelas seguintes professoras: Drª. Gina Reinert Umstead (UFSJ), Drª. Cristina Capparelli Gerling (UFRGS) e Drª. Catarina Leite Domenici (UFRGS). Os trabalhos foram presididos pelo Prof. Dr. Fredi Vieira Gerling.
O programa foi constituído pelas seguintes obras: Sonata-fantasía Désespérance para violino e piano: Heitor Villa-Lobos (1887-1959) Meditação de Thais. Compositor: Jules Massenet (1842-1912) Preludio e Allegro para violino e piano: Fritz Kreisler (1875-1962) Chaconne em G menor para violino e piano: Tomaso Antonio Vitali (1663-1745)