Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Entre palavras e sinais: letramento literário, surdez e inclusão
JOSE MARCOS ROSENDO DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
12/02/2015

As aulas de Língua Portuguesa destinam-se a desenvolver as competências: de leitura, escrita e interpretação/compreensão dos diversos textos que circulam no meio social. No entanto, em termos de inclusão, essas aulas não atendem às expectativas de aprendizagem daqueles indivíduos que apresentam peculiaridades, isto é, no caso da surdez, os indivíduos apresentam-se excluídos do processo por não dominarem o mesmo código linguístico da maioria ouvinte, ou porque a escolarização em contextos regulares da inclusão de Surdos, ainda não oferece mecanismos que a proporcionem. Diante dessa problemática, objetivamos com essa pesquisa investigar o processo de Letramento Literário de um aluno surdo “incluído” em uma turma do 5º ano de uma escola pública na cidade de Pau dos Ferros/RN, fazendo uso dos contos Chapeuzinho Vermelho, do autor Charles Perrault (1697) e Pinnochio, de autoria de Carlo Collodi (1883). A pesquisa possibilitou percebermos as peculiaridades em torno do Letramento Literário de um aluno Surdo, isto é, perceber de que forma esse indivíduo se inclui nesse processo, além de verificarmos através de atividades, como ele apreende as narrativas. E ainda traz alguns apontamentos em torno da área do letramento e surdez, justificando, assim, seu desenvolvimento. Para ser possível a execução do nosso objetivo, utilizamos como métodos de pesquisa a observação e intervenção, o que configurou um estudo de caso interventivo. Delineando os procedimentos metodológicos, observamos a atual conjuntura escolar no que diz respeito aos modelos de aprendizagem para alunos Surdos, ou seja, a nossa intenção foi perceber quais métodos são aplicados para incluir o Surdo. Posterior as observações, foram desenvolvidas atividades que se distanciassem daquelas já desenvolvidas no cotidiano escolar, assim, criamos atividades que privilegiassem o universo da Surdez, e possibilitasse de fato, a inclusão de um aluno Surdo no Letramento Literário. E, para embasar teoricamente nossa pesquisa, e possibilitar uma reflexão acerca do Letramento Literário, Surdez e Inclusão, pautamo-nos nos seguintes pesquisadores e estudiosos: Cosson (2014), Rojo (2009), Goldfeld (2002), Mantoan (2003), Smith (1989), Kintsch e van Dijk (1978), Marcuschi (2010) e dentre outros. Os resultados encontrados mostraram que a LIBRAS é a ponte necessária para que se possa efetivar qualquer forma Letramento, mas, sobretudo, o Literário. Além disso, ao relacionarmos as atividades do aluno Surdo com as dos ouvintes, percebemos que os mesmos têm plenas condições de aprendizagem, independentemente das suas peculiaridades, o que os diferem são os níveis. No mais, esperamos que essa pesquisa tenha trazido contribuições significativas para as áreas do Letramento Literário com alunos Surdos.

Inclusão. Letramento Literário. Surdez.
The lessons of Portuguese are intended to develop the competencies: of Reading, writing and interpretation/understanding of the various texts circulating in the social environment. However, in terms of inclusion, these lessons do not meet the expectations of learning those individuals that present peculiarities , namely, in case of deaf individuals those are shown excluded of process by not dominate the same linguistic code the most listeners, or because the schooling at regular contexts the inclusion of the Deaf, does not offer mechanisms to her occur. Given this issue, we wish with this research investigate the process of Literacy Literary of a deaf student “included” in 5th grade class of a public school in the city of Pau dos Ferros/RN, making use of the tales Chapeuzinho Vermelho, of the author Charles Perrault (1697) and Pinnochio, of authory Carlo Collodi (1883). The research enabled realize the peculiarities around the Literacy Literary of a student Deaf, namely, understand how that guy if includes in that process, beyond verify through activities, as he grasps the narratives. And still brings notes around the literacy area and deafness, justifying your development. To achieve our goal were used as research methods observation and intervention, which set up a study of interventional case. Outlining the methodological procedures, observed the current situation educational with regard to learning models for deaf pupils, in other words, our intention was to realize which methods are applied to include the deaf. Later observations, were developed activities which focus the universe of deafness, and make possible indeeded the inclusion of a deaf student in Literacy Literary. And to support theoretically our research and enable a reflection on the Literary Literacy, Deafness and Inclusion, have guided us Cosson (2014), Rojo (2009), Goldfeld (2002), Mantoan (2003), Smith (1989), Kintsch e van Dijk (1978), Marcuschi (2010) and others. The results showed that a LIBRAS is the necessary bridge to effect any form of literacy but, above all, the Literary. Furthermore, to relate the activities of the Deaf student with of the listeners, we realize that both have learning conditions, which differs are the levels where they are. We hope that this research bring contributions to the field of Literacy Literary with Deaf students.
Inclusion. Literary Literacy. Deafness.
Único
155
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO E CONSTRUCAO DE SENTIDOS
As práticas de leitura no ensino de língua portuguesa em cursos de letras e pedagogia

Banca Examinadora

MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
Sim
Nome Categoria
JOSILENE PINHEIRO MARIZ Participante Externo
FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 18

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim