Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Marcas linguístico-discursivas das heterogeneidades enunciativas no discurso de professores de metodologia do ensino da Língua Portuguesa
MARIA DE FATIMA PEREIRA MELO
DISSERTAÇÃO
07/05/2015

Este trabalho tem como objeto de estudo as Heterogeneidades Enunciativas, especificamente no campo das não-coincidências do dizer, propostas por AuthierRevuz (1998, 2004). Articulamos também conceitos advindos do dialogismo e da polifonia de vozes sociais em Bakhtin (1981, 2011), da concepção do sujeito clivado pelo inconsciente em Lacan (2009, 2010) e dos trabalhos alusivos às Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa (MELP), em Souza et al (2012), Lima (2011), Bonfim (2012), Pietri e Champoudry (2012). O corpus da pesquisa constitui-se de quarenta e um (41) excertos coletados de quatro (4) entrevistas realizadas com docentes que ministram as disciplinas envolvidas com a Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa (MELP), quais sejam: Aproximação com a Prática, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Didática da Língua Portuguesa, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa I, sendo dois (2) professores entrevistados na Universidade de São Paulo (USP). Essas entrevistas constituem parte do banco de dados do Projeto de Cooperação Acadêmica: disciplinas de licenciatura voltadas para o ensino da Língua Portuguesa (PROCAD). Interessa-nos investigar como se representam as marcas linguístico-discursivas das não-coincidências do dizer através das quais se realiza o desdobramento metaenunciativo da modalização autonímica no discurso de professores envolvidos com a metodologia de ensino de Língua Portuguesa, considerando, para tanto, a condição de produção do gênero entrevista, bem como o jogo de vozes sociais que se veem nas falas dos sujeitos da pesquisa. Do ponto de vista de seus objetivos, este trabalho se inscreve no campo da Teoria da Enunciação e se caracteriza como uma pesquisa descritiva de análise interpretativa. Na construção dos procedimentos técnicos, recorremos à fonte documental, porque nosso corpus de estudo é formado de excertos de entrevistas advindos de um banco de dados, sem tratamento analítico. Na computação dos dados foram encontrados no corpus analisado, setenta e seis (76) ocorrências de Heterogeneidades Enunciativas inscritas nos quatros (4) campos das não-coincidências do dizer, a saber: Interlocutiva, Interdiscursiva, entre as palavras e as coisas e das palavras consigo mesmas. Esse resultado nos permitiu vislumbrar a heterogeneidade enunciativa na fala do professor de Metodologia de ensino da Língua Portuguesa sobre os cursos de formação do professor de Letras-Português, lugar em que várias vozes são sobrepostas e como tal, dizem respeito às não-coincidências que afetam o dizer.

Heterogeneidades Enunciativas. Discurso. Professor universitário. Metodologia de ensino. Língua Portuguesa.
The present work has as objective the study of the Enunciative Heretogeneities, especially regarding the field of the non-coincidences of speech, proposed by Authier-Revuz (1998, 2004). We have as well articulated concepts arising from the dialogism and the polyphony of social voices in Bakhtin (1981, 2011), the concption of the cleaved subject by the unconscious in Lacan (2009, 2010) and the interdiscursivity in Pêcheux (1995), as well as in the works regarding to the Teaching Methods of Portuguese Language (MELP), in Souza et al (2012), Lima (2011), Bonfim (2012), Pietri and Champoudry (2012). The research itself is constituted by forty one (41) excerpts collect from four (4) interviews involved with the Teaching Methods of Portuguese Language (MELP), which are: Approach to Practice, in Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Didacticism of the Portuguese Language, in Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) and Teaching Methodology of Portuguese Language I, by interviewing two (2) professors at the Universidade de São Paulo. These interviews constitute part of the database of the Project of Academic Cooperation (PROCAD). It is relevant to us investigate how the liguistic-discursive marks of non-coincidences of speech represent themselves since it's through them it is performed the metaenunciative unfolding of the self modalization on the speeches of the professors involved with the teaching methodology of Portuguese Language, considering, for both, the condition of production of the genre interview, as well as the game of social voices that see itself in the speeches of the subjects of the research. From the perspective of its objectives, this work inserts itself in the field of the Enunciation Theory, with a view pointed to the Analysis of the Speech originated in France and characterizes itself as a descriptive research of interpretative analysis. In the building of the technical procedures, we used the documentary one, because this paper is made by excerpts of interviews arising from a database, with no analytical treatment. In the analysis of the text the inductive method was chosen, as an approach, since it is a method that begins from data or particular observations to arrive at general propositions, since it is from the interpretation of the liguistic-discursive phenomena of the noncoincidences of speech used on the speech of the professors that it is possible to assume the heterogeneity of its statement. In the computing of the data collect by this work was found seventy six (76) occurences of enunciative heterogeneities listed in the four (4) fields of non-coincidences of speech, which are: interlocutive, interdiscursive, among the words and things e the words themselves. This result allowed us to envision the. Enunciative Heretogeneities in the speech of the professor of Teaching Metodology of the Portuguese Language about the courses of graduation of the Lecture-Portuguese professor, place where multiple voices are overlapped and, as it is, regard to the non-coincidences that affect the speech. Keywords: Enunciatives Heterogeneities. Speeches. College professor. Teaching Methodology. Portuguese Language.
Enunciatives Heterogeneities. Speeches. College professor. Teaching Methodology. Portuguese Language.
Único
165
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO E CONSTRUCAO DE SENTIDOS
A produção e o ensino de texto em perspectivas interacionistas: questões de dialogismo e construção de sentidos

Banca Examinadora

MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA
Sim
Nome Categoria
MARIZA ANGELICA PAIVA BRITO Participante Externo
ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim