Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
O discurso do outro no gênero memórias literárias: funções, marcas e verbos introdutores
KALINE SHIRLEY DA SILVA NASCIMENTO
DISSERTAÇÃO
07/05/2015

Esse trabalho visa analisar como se apresenta o discurso do outro nas vozes que aparecem nos textos de memórias literárias da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLPEF) 2012. Essa é uma pesquisa descritiva e interpretativa, de base qualitativa e adotou-se o método dialético. Estabeleceu-se como objetivos específicos, em primeiro lugar, investigar a influência dos verbos introdutores do discurso relatado para a construção do sentido. Em segundo lugar, verificar quais as funções das vozes do outro para a constituição dos textos do gênero memórias literárias e, por último, identificar as marcas do discurso do outro, presentes nas memórias literárias produzidas por alunos finalistas da OLPEF 2012. Considerou-se a análise o discurso do outro, nas modalidades do discurso direto e do discurso indireto, por apresentarem marcas explícitas e, por isso, serem de fácil identificação. Para fundamentação teórica dessa pesquisa em relação ao conceito de memória coletiva, utilizam-se os estudos de Halbwachs (2006) e Bosi (2007). Acerca da definição e características do gênero memórias literárias tomaram-se por base as publicações de Marcushi (2011, 2012) e Clara (2012, 2014). Adota-se a concepção de gênero discursivo de Bakhtin (2003) e dialoga-se com o conceito de discurso do outro de Bakhtin (1993, 2003, 2004). Ainda referindo-se a Bakhtin, seus trabalhos (1993, 2003, 2004, 2008) foram essenciais para a compreensão da natureza dialógica da linguagem, assim como foi relevante o estudo de Brait (2005). Além desses trabalhos, contribuíram para essa investigação os escritos de Maingueneau (1997, 2001, 2008) sobre as marcas do discurso citado e os verbos introdutores desse discurso e ainda foi pertinente o trabalho de Authier-Revuz (1990, 1998, 2004) sobre a heterogeneidade enunciativa. O corpus é composto pelos vinte (20) textos de memórias literárias finalistas da OLPEF 2012 que apresentam o uso do discurso direto e/ou indireto. Os dados revelaram que o discurso do outro nesses textos é marcado por aspas, dois pontos e travessão. Constatou-se que os verbos introdutores exercem grande influência na construção do sentido. Dentre eles, o verbo dicendi apresentou uso frequente e, em alguns casos, demonstrou aparente neutralidade; em outros, influenciou no sentido do enunciado. Por último, identificaram-se as quatro funções do discurso do outro para a constituição das memórias literárias: situar o leitor no tempo e no espaço; fazer referência aos objetos ou às expressões antigas; rememorar costumes e modos de vida do passado e evocar lembranças do passado por meio de cheiros, sabores e sons.

Discurso do outro. Memórias literárias. Memória Coletiva. Dialogismo. Gênero do Discurso.
This work aim to analyses how to present the other discourse into the voices that appear in the texts of memory literature of the Portuguese Language Olympiad Writing the Future (PLOWF). This is a descriptive and interpretative research, of qualitative base and adopted the dialectic method. Established as specific goals, at first place, to investigate the influence of the introduced verbs of the discourse related to the sense construction. At second place, what are the functions of the other voices for the text constitution of the literature memory genres, and in the end, to verify, to identify the discourse marks of the other, presents in the memory literature produced by the final students of the PLOWF, in 2012. Considered in the analysis the other discourse, in the direct and indirect discourse modality, for present explicit marcs and, for that, it be easy to identify them. For the theory base of this research, into connect with the concept of collective memory, used the studies of Halbwachs (2006) and Bosi (2007). About the definition and characteristics of the literature memory genre, it based on the publish of Marcushi (2011, 2012) and Clara, Altenfelder and Almeida (2012, 2014). Adopted the Bakhtin’s discourse genre conception (2003) and dialogue with the concept of other discourse of Bakhtin (1993, 2003, 2004). Still about Bakhtin, his works (1993, 2003, 2004, 2008) were essential for the comprehension of the dialogical nature language, so it was relevant the Brait study (2005). Beyond these works, to contribute for this investigate the Maingueneau writing (1997, 2001, 2008) about the quoted discourse marks and the introduced verbs of this discourse and still was pertinent the work of Authier-Revuz (1990, 1998, 2004) about the enunciate heterogeneity. The corpus is composed by the 20 texts of the final literature memory of the PLOWF 2012 that presented the use of direct or indirect discourse. The date showed that the other discourse into these texts is marked by inverted commas, two points and dash. Verified that the introduced verbs to carry out a big influence into the sense construction. Among them, the verb dicendi presented a frequency use and, in some cases, demonstrate apparent neutrality, in others influenced the enunciate sense. For the last, identified the four functions of the other discourse to the literature memory constitution: situate the reader into the space and time; to make reference at objects and old expressions; remember habits and ways of life in the past and evocate past remembers by smells, tastes and sounds.
Other discourse. Literature memory. Collective memory. Dialogism. Discourse Genre.
Único
162
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO E CONSTRUCAO DE SENTIDOS
A produção e o ensino de texto em perspectivas interacionistas: questões de dialogismo e construção de sentidos

Banca Examinadora

MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA
Sim
Nome Categoria
MONICA MAGALHAES CAVALCANTE Participante Externo
ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim