Resumo:
No dia a dia utilizam-se os Números Decimais em diversas situações, como em medidas, temperaturas, valores de produtos, entre outras aplicações, o que sinaliza a importância da Escola desenvolver situações problemas em que os estudantes possam reconhecer estes números no seu cotidiano. Nesta investigação apresenta-se o desenvolvimento de uma Sequência Didática Eletrônica, para o 6º ano do Ensino Fundamental, lvendo a temática Números Decimais, com atividades relacionadas ao tema Transversal Trabalho e Consumo. A pergunta norteadora é: Quais as possíveis contribuições de uma Sequência Didática Eletrônica implementada no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA) para a potencialização do processo de ensino e aprendizagem da temática Números Decimais envolvendo o tema Transversal Trabalho e Consumo para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental? O objetivo geral dessa investigação é investigar as potencialidades de uma Sequência Didática Eletrônica como estratégia de ensino e aprendizagem para os Números Decimais integrados ao tema Transversal Trabalho e Consumo para o 6º ano do Ensino Fundamental. Para alcançar este objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: investigar atividades didáticas que envolvam os conceitos de Números Decimais estabelecendo relações com o tema Transversal Trabalho e Consumo para o 6º ano do Ensino Fundamental; construir/desenvolver uma Sequência Didática Eletrônica, com a temática investigada; implementar no sistema informático SIENA o ambiente de investigação, disponibilizando o grafo com a temática investigada, o banco de questões para os testes adaptativos e as sequências didáticas para cada conceito a ser desenvolvido; investigar o desempenho dos estudantes de duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental encontram ao estudar uma Sequência Didática Eletrônica com Números Decimais e investigar as potencialidades frente à Sequência Didática Eletrônica desenvolvida com a temática. A Sequência Didática Eletrônica foi desenvolvida utilizando o Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA), que é um sistema inteligente para apoio ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de um conteúdo qualquer. Para isso são necessárias as seguintes ações: desenvolvimento de um grafo dos conceitos a serem abordados com a temática em estudo; Sequência Didática Eletrônica para cada conceito do grafo e o banco de questões para os testes adaptativos para cada conceito do grafo. A abordagem metodológica é qualitativa. A investigação foi desenvolvida em três etapas: levantamento bibliográfico dos aspectos teóricos e didáticos da temática Números Decimais, investigando atividades didáticas relacionadas com o tema Transversal Trabalho e Consumo; implementação do ambiente de investigação no sistema SIENA e o experimento com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Canoas/RS. As perspectivas de análise foram: a análise do perfil dos estudantes, análise do desempenho geral das duplas de estudantes investigados, evidenciando o menor e o maior desempenho nos conceitos estudados; análise individual do desempenho de cada dupla de estudantes e análise da Sequência Didática Eletrônica desenvolvida. Os resultados da Sequência Didática Eletrônica como estratégia de ensino e aprendizagem para o conteúdo de Números Decimais apontam que o conceito de Expressões Numéricas com Resolução de Problemas foi onde os estudantes apresentaram menor desempenho. O conceito de maior desempenho foi o de Situações do Dia a Dia onde os estudantes identificaram e reconheceram os Números Decimais no cotidiano. A partir do desempenho geral das duplas de estudantes ,percebe-se que o estudo dos Números Decimais utilizando uma Sequência Didática Eletrônica foi positiva para a construção dos conceitos, proporcionando momentos de reflexão sobre a temática e , uma visão diferenciada,frente às questões de consumo, do valor do trabalho e da própria Matemática. Esta investigação foi desenvolvida dentro do Observatório de Educação - Edital Nº 38/2010/CAPES/INEP, no Projeto Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemática visando o Desenvolvimento para o Exercício Pleno da Cidadania desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil.
Abstract:
Decimal numbers are used daily in several situations, such as in measurements, temperatures, and prices of products, for example, which points to the importance of developing teaching situations that enable students to identify these numbers in their everyday activities. This study describes the development of an Electronic Didactic Sequence for the 5th grade of Elementary School. The sequence addresses Decimal Numbers as main topic based on activities associated with Work and Consumer Habits as secondary topic. The question that directed the investigation was: What are the possible contributions of an Electronic Didactic Sequence implemented according to the Integrated Teaching and Learning System (SIENA) to the improvement of the teaching and learning process of Decimal Numbers as main topic and Work and Consumer Habits as secondary topic for 5th graders? The objective was to investigate the potential of the Electronic Didactic Sequence as a teaching strategy for the concept of Decimal Numbers as main topic and Work and Consumer Habits as secondary topic. With that in mind, the following specific objectives were outlined: to investigate the teaching activities that cover the concept of Decimal Numbers, establishing the relationships with the secondary topic Work and Consumer Habits for 5th grade students; to develop and build a Electronic Didactic Sequence covering the theme investigated; to use the SIENA to implement the investigation e nvironment, producing a graph of the topic investigated, the question bank for the adaptive tests, and the didactic sequences for each concept to be developed; to evaluate the performance of students of two 5th grade groups and the difficulties they find when using the Electronic Didactic Sequence with Decimal Numbers; to investigate the potential of the Electronic
Didactic Sequence designed. The Electronic Didactic Sequence was developed using the Integrated Teaching and Learning System (SIENA), which is an intelligent system used as a supporting tool in teaching and learning processes about any theme. The following activities were carried out for this purpose: the development of a graph of the concepts to be covered in the topic studied, the creation of the Electronic Didactic Sequence for each concept in the graph, and the preparation of adaptive tests for each concept. This study followed a qualitative approach. The investigation was carried out in three stages: a literature review of theoretical and didactic aspects of the topic Decimal Numbers based on the investigation of teaching activities about the secondary topic Work and Consumer Habits, the implementation of the investigation environment using the SIENA; conduction of the experiment with 5th graders in a municipal school in the city of Canoas, RS, Brazil. The analyses were based on the following aspects: students’ profiles, general performance of pairs of students (with special emphasis on the highest and lowest performance), analysis of each individual performance of students, and analysis of the Electronic Didactic Sequence developed. The results obtained with the Electronic Didactic Sequence as a teaching and learning strategy for Decimal Numbers indicate that Numerical Expressions with Problem Solving was the concept in which students presented the worst performance. The concept at which the best performance was observed was Daily Situations, in which students identified and recognized Decimal Numbers in everyday situations. The analysis of the general performance of pairs of students shows that the study of Decimal Numbers using an Electronic Didactic Sequence helped build the concepts covered, encouraging students to think about the topic studied and changing the students’ take on topics about c onsumer behavior, importance of work, and Mathematics itself. This investigation wascarried out as partof Observatório da Educação 38/2010/CAPES/INEP, in the Projeto Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemática, Desenvolvimento para o Exercício Pleno da Cidadania, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil.