Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ciências e Biotecnologia (31003010079P0)
Produção e avaliação de materiais acessíveis no processo ensino-aprendizagem de Ciências e Biotecnologia para deficientes visuais.
SIDIO WERDES SOUSA MACHADO
TESE
29/04/2015

Este estudo teve como objetivo produzir materiais acessíveis e avaliar os seus efeitos no processo ensino-aprendizagem de Ciências e Biotecnologia para alunos cegos e de baixa visão. A Organização Mundial de Saúde define a cegueira como a acuidade visual menor que 0.05 no melhor olho e com a melhor correção; enquanto a baixa visão caracteriza-se pela acuidade visual menor que 0.3 no melhor olho e com a melhor correção. O ambiente da pesquisa foi o Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, Brasil. A escolha da instituição se deu pela conveniência da pesquisa, uma vez que é uma escola pública federal com larga experiência no ensino inclusivo, e que possui o maior número de alunos deficientes visuais matriculados no Ensino Médio no estado. A metodologia incluiu a criação dos modelos táteis bidimensionais e tridimensionais, respectivamente, em papel microgranulado e massa de biscuit, e a produção de um livro digital falado. Os resultados foram gerados a partir da avaliação qualitativa dos materiais acessíveis e a avaliação quantitativa foi por técnicas estatísticas que incluíram a análise descritiva dos dados através de tabelas de dupla entrada, gráficos e medidas de resumo. Foram usadas as técnicas estatísticas não paramétricas de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e o coeficiente de correlação de Spearman. Após as análises univariada e bivariada para identificar, respectivamente, a distribuição de uma única variável e para determinar a ocorrência de relação entre duas variáveis, desenvolveu-se a análise multivariada pela modelagem de regressão linear e modelagem de regressão logística. Na discussão confirmou-se que o manuseio dos modelos táteis acrescido da informação auditiva são ferramentas importantes para a aprendizagem de Ciências e Biotecnologia. Na conclusão, a modelagem por regressão linear evidenciou que o uso dos materiais acessíveis provocou um aumento de 1.30 pontos na nota do aluno quando comparado com a nota daquele aluno que não usou os materiais acessíveis. Este resultado foi convergente com aquele obtido pela modelagem por regressão logística. Segundo esta modelagem logística, o aluno que usou os materiais acessíveis teve uma probabilidade de 5.54 vezes maior de ser aprovado no teste de rendimento do que um aluno que não usou os materiais acessíveis.

1. Ensino de Ciências e Biotecnologia; 2. Deficiência visual; 3. Materiais acessíveis; 4. Livro digital falado; 5. Modelos táteis.
This study aimed to produce affordable materials and assess their effects in the teaching-learning process of Science and Biotechnology for visually impaired students. The World Health Organization defines blindness as a visual acuity of less than 0.05 in the better eye with the best correction; while low vision is characterized by a visual acuity of less than 0.3 in the better eye with the best correction. The research environment was Pedro II School, Rio de Janeiro, Brazil. The choice of institution was due to the convenience of the research, since it is a federal public school with extensive experience in inclusive education, and has the largest number of visually impaired students enrolled in high school in the state. The method includes the creation of two-dimensional and three-dimensional tactile models, respectively, in microgranulate paper and cold porcelain, and the production of a digital audible book. The results were generated from the qualitative evaluation of the available materials and the quantitative evaluation was made by statistical techniques that included descriptive analysis of the data through double entry tables, graphs and summary measures. The nonparametric statistical techniques used were Mann-Whitney, Kruskal-Wallis and Spearman's correlation coefficient. After univariate and bivariate analyzes to identify, respectively, the distribution of a single variable and determining the correlation between two variables, the development of the multivariate analysis was made by linear regression and logistic regression. In the discussion it was confirmed that the handling of tactile models plus the auditory information are important tools for learning Science and Biotechnology. In the conclusion, the modeling by linear regression analysis showed that the use of accessible materials caused an increase of 1.30 points in the student's grade when compared to that of students who did not use the available materials. This result was convergent with that obtained by logistic regression modeling. According to this logistic modeling, the student who used the accessible materials had an increase of 5.54 times in the probability of passing the efficiency test compared to students who did not use the available materials.
1. Science and Biotechnology Education; 2. Visual Impairment; 3. Accessible materials; 4. Digital audible book; 5. Tactile models.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA - INTERAÇÕES MOLECULARES, CELULARES E SISTÊMICAS
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS, PROCESSOS E PRODUTOS PARA A DIVULGAÇÃO E ENSINO DA BIOTECNOLOGIA
INCLUSÃO SEM EXCLUSÃO: COMO (IN)FORMAR UTILIZANDO DIFERENTES PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA

Banca Examinadora

CRISTINA MARIA CARVALHO DELOU
Não
Nome Categoria
EDICLEA MASCARENHAS FERNANDES Participante Externo
NEUZA REJANE WILLE LIMA Participante Externo
ELENILDE MARIA DOS SANTOS Participante Externo
HELENA CARLA CASTRO CARDOSO DE ALMEIDA Docente
JOSE ANTONIO DOS SANTOS BORGES Participante Externo
IZABEL CHRISTINA NUNES DE PALMER PAIXAO Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Programa de Extensão Universitária (ProExt) 36

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim