Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
LETRAS (40002012012P8)
A experiência literária de Jack Kerouac:a criação de liberdade, a liberdade da criação
GABRIEL VICTOR ROCHA PINEZI
TESE
21/08/2015

A presente tese tem como objetivo compreender o processo de criação do escritor estadunidense Jack Kerouac, cuja vasta obra romanesca, The Duluoz Legend, se filia à tradição romântica do romance de formação alemão (Bildungsroman). Pretende-se mostrar que seu projeto de escrita espontânea decorre de uma experiência de liberdade com a linguagem, que tanto o forma eticamente quanto dá origem à sua obra. A partir de uma análise de manuscritos periféricos à obra publicada, como diários, cartas, rascunhos e artigos, se revelará de que forma Kerouac elaborou uma densa reflexão filosófica sobre o ser da obra de arte, que desemboca na solução estética da narrativa não-ficcional. Estas reflexões seguem, no geral, o preceito do “tornar-se o que se é”, que está historicamente relacionado a uma teoria romântica do gênio. Com o intuito de analisar esta dimensão filosófica e reflexiva do processo de criação de Kerouac, o trabalho se divide em três grandes capítulos, que correspondem à defesa de três teses gerais: 1) a experiência com a linguagem é a origem da obra de caráter experimental; 2) a experiência com a linguagem é a da criação da liberdade ética; 3) a criação da obra se dá no movimento da busca pela sua origem, que é ela mesma liberdade. Para dar conta desse problema, uma analítica da experiência literária será elaborada no primeiro capítulo, servindo de fundamentação histórica e teórica para a análise dos manuscritos. No segundo, é feita a análise do processo de formação ética de Kerouac, que se fundamenta sobre a noção romântica de artista genial. No terceiro, se realiza um exame de como as estruturas formais dos romances de Kerouac decorrem de suas reflexões sobre o caráter orgânico da obra de arte genial. Ao fim, concluir-se-á que o processo de criação experimental de Kerouac se dá num movimento circular: da experiência como origem à origem como experiência, da criação da liberdade à liberdade da criação.

Jack Kerouac. Experiência literária. Formação (Bildung). Romantismo. Gênio.
The present work seeks to understand the creative process of the American writer Jack Kerouac, whose vast novelistic work, The Duluoz Legend, affiliates itself to the tradition of the German Bildungsroman. We will demonstrate that his project of spontaneous prose is the result of a free experience with language, which educates him ethically and originates his works. By means of an analysis of his peripheral manuscripts, such as diaries, journals, letters, sketches and articles, we will reveal how Kerouac reflected about the being of the work of art in a philosophical way that led him to the aesthetical solution of the non-fictional storytelling. These meditations follow, in general, the prescript of the “becoming what one is”, which lies in the heart of the romantic concept of genius. Seeking to establish an analysis of this philosophical dimension of Kerouac’s creative process, the dissertation organizes itself around three chapters that correspond to the development of three general hypothesis: 1) the experience with language is the origin of the experimental work of art; 2) the experience with language is the one of the creation of ethical freedom; 3) the creation of the work of art follows the movement of the quest for the origin, which is freedom itself. To prove such hypothesis, we will elaborate in the first chapter an analitics of the literary experience that will serve us as a historical and theoretical fundament for the analysis of Kerouac’s manuscripts. The second chapter presents the examination of Kerouac’s ethical education led by the romantic concept of genius. In the third chapter, we will develop an examination of how the formal structures of Kerouac’s novels are the product of his reflections about the organic character of the romantic work of art. At last, we will conclude that Kerouac’s creative and experimental process follows a circular pattern: from experience-as-origins to origins-as-experience, from the creation of freedom to the freedom of creation.
Jack Kerouac. Literary experience. Formation (Bildung). Romanticism. Genius.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

LITERATURA COMPARADA
INTERMEDIALIDADES E NOVAS FORMAS ARTÍSTICAS
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Banca Examinadora

MARTA DANTAS DA SILVA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
JOSE FERNANDES WEBER Participante Externo
ANA PAULA MACEDO CARTAPATTI KAIMOTI Participante Externo
CLAUDIA CAMARDELLA RIO DOCE Docente - PERMANENTE
CLAUDIO JORGE WILLER Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior 6

Vínculo

Bolsa de Fixação
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim