Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
LETRAS (40002012012P8)
Releituras da tragédia e do trágico em textos dramáticos brasileiros contemporâneos.
ELIANE BENATTI DE FREITAS
TESE
15/09/2015

Este estudo debruça-se sobre textos dramáticos que relêem mitos clássicos e resgatam elementos formais da tragédia a fim de analisar as modificações pelas quais passa o trágico enquanto princípio filosófico desde as tragédias gregas até a contemporaneidade e analisar os elementos formais da tragédia clássica encontrados e reformulados nas releituras tomando como ponto de partida a Poética (2003) de Aristóteles. Os critérios de seleção para a escolha do corpus foram peças escritas por dramaturgos brasileiros a partir da década de 1980 que reescrevem mitos e tragédias clássicas cujas protagonistas são Antígona e Medeia. Esse corpus é composto por dez textos dramáticos, sendo eles Aldeia Antígona, de Fernando Popoff (1982), Antígona no bico do papagaio, de Gilson Moura (1986), Des-Medeia, de Denise Stoklos (1995), Antígona tropical (fragmentos de nãos), de Reinaldo Maia (1996), Memórias do mar aberto, de Consuelo de Castro (1997), Antígona – o Nordeste quer falar, de Gisa Gonsioroski (2001), Cantares para nossas Antígonas, de Fausto Fuser (2002), Nós, Medeia, de Zemaria Pinto (2002), Axé de Medeia, de Thomas Holesgrove, Renata Mazzei, Alexandre Saul e Luciana Saul (2006) e, por fim, Medeia, de Coelho de Moraes (2011). A tese defendida por este estudo é a de que as releituras configuram-se como dramas contemporâneos, mas, ao dialogarem com os mitos, dialogam também com a forma literária que os acolheu, a tragédia, e com manifestações do trágico. Nessa medida, pretende-se que sejam respondidas, ao final, as seguintes perguntas: quais e como os elementos formais da tragédia se mantiveram, sofreram mudanças ou mesmo desapareceram nessas releituras aqui analisadas? Como o conceito clássico de trágico se modifica no herói contemporâneo? Qual a importância da releitura de tragédias no panorama da contemporaneidade e de que forma elas podem ser significativas ao homem atual? De que maneira a crueldade e o sacrifício das personagens das tragédias clássicas podem se transformar em reflexões para e sobre essa sociedade?

Dramaturgia brasileira contemporânea. Tragédia. Trágico. Releituras.
This study focuses on dramatic texts reread classic myths and rescue formal elements of tragedy in order to analyze the changes undergone by the tragic as a philosophical principle from Greek tragedies to contemporary and analyze the formal elements of classical tragedy found and reworked the readings taking as its starting point the Poetics (2003) of Aristotle. The selection criteria for choosing the corpus were pieces written by Brazilian playwrights from the 1980s rewriting myths and classical tragedies whose protagonists are Antigone and Medea. This corpus consists of ten dramatic texts, and they are Aldeia Antígona, written by Fernando Popoff (1982), Antígona no Bico do Papagaio, written by Gilson Moura (1986), Des-Medeia, written by Denise Stoklos (1995), Antígona tropical (fragmentos de nãos), written by Reinaldo Maia (1996), Memórias do mar aberto, written by Consuelo de Castro (1997), Antígona – o Nordeste quer falar, written by Gisa Gonsioroski (2001), Cantares para nossas Antígonas, written by Fausto Fuser (2002), Nós, Medéia, written by Zemaria Pinto (2002), Axé de Medeia, written by Thomas Holesgrove, Renata Mazzei, Alexander Luciana Saul and Saul (2006) and, finally, Medeia, written by Coelho de Moraes (2011). The argument put forward by this study is that the readings configure itself as contemporary dramas, but the dialogue with the myths also dialogue with the literary form that welcomed them, the tragedy and the tragic events. To that extent, it is intended to be answered at the end, the following questions: what and how the formal elements of tragedy remained, changes or even disappeared in these readings analyzed here? Like the classic concept of tragic changes in the contemporary hero? How important is the reading of tragedies in the panorama of contemporary and how they can be meaningful to modern man? How does cruelty and the sacrifice of the characters of the classic tragedies can turn into reflections for and about this society?
Brazilian contemporary dramaturgy. Tragedy. Tragic. Readings.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

LITERATURA COMPARADA
INTERMEDIALIDADES E NOVAS FORMAS ARTÍSTICAS
CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA DRAMATURGIA E DO TEATRO LONDRINENSES

Banca Examinadora

SONIA APARECIDA VIDO PASCOLATI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRE LUIS GOMES Participante Externo
MARIA CAROLINA DE GODOY Docente - PERMANENTE
VANDERLEIA DA SILVA OLIVEIRA Docente - COLABORADOR
DIOGENES ANDRE VIEIRA MACIEL Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 10

Vínculo

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Não