Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as experiências de aprendizagem de matemática e de educação matemática da pesquisadora, enquanto estudante e professora de matemática, vêm influenciando sua prática de ensinar matemática e sua constituição profissional, sobretudo em relação a seus conhecimentos, suas crenças e sua identidade. Trata-se de um estudo de si desenvolvido mediante análise narrativa de experiências de aprendizagem que envolvem situações dialógicas com alunos, com outros professores, com a literatura sobre ensino, com outras mídias e em diferentes contextos de prática. O estudo de si preserva um paradoxo no seu termo: carrega um olhar centrado no eu, mas precisa do outro – os colaboradores críticos – para ver o que não se consegue ver sozinho. Esta metodologia é apropriada para investigar a própria prática, a ação nela e a compreensão de como ela muda; assim, o contexto é sempre presente e elemento fundamental para o pesquisador situar seu recorte em um meio cultural, em um lugar particular e em um tempo específico. A experiência se expressa no processo de reflexão, precisa de liberdade, de silêncio, de expressão e de tempo. Traz subjetividades e sensibilidades, como algo que forma e (trans)forma. Não combina com repetição, mas produz uma pluralidade de sensações singulares no sujeito que se ex-põe. Para a compreensão de si, neste estudo, foi lançado um olhar longitudinal sobre a transição de aluna a professora, tendo produzido significados sobre a constituição de identidade docente. As práticas matemáticas, de discente a docente, foram analisadas diacronicamente, tendo por base a Teoria Social da Aprendizagem e os domínios do Conhecimento Matemático para o Ensino. Nesse movimento, foram identificados diferentes modos de relação entre o conhecimento e a prática de ensinar e aprender, relacionados aos contextos acadêmicos ou profissionais, que constituem os conhecimentos para a, na e da prática. Os resultados, enfim, revelam a influência da vida de estudante nas escolhas profissionais expressas nas crenças da professora. Também evidenciam a importância de o professor buscar espaços de formação em comunidades que valorizam a pesquisa e fazer pesquisa para se desenvolver enquanto profissional. Além disso, evidenciam o processo de a professora compreender sua identidade profissional, para além do senso comum, e a importância de conhecer os limites e as possibilidades de diferentes práticas matemáticas, seja do paradigma do exercício, seja da resolução de problemas ou das práticas exploratório-investigativas. O professor, a partir do estudo de si, habilita-se a transformar-se e a transformar sua própria prática de sala de aula, ampliando e dando sentido às interações do estudante com a matemática.