Brasi
Está liberado, até 10 de fevereiro de 2017, o envio pelos PPGs e a homologação pelos Pró-Reitores dos Coletas 2013, 2014 e 2015. Já o prazo do Coleta 2016, para envio e homologação pela pró-reitoria, é 10 de março de 2017.

Dados do Trabalho de Conclusão
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
SOCIOLOGIA (33003017015P3)

O Programa Mais Educação: uma análise sobre o habitus do professor coordenador dentro do contexto da prática
RAUL VINICIUS ARAUJO LIMA
DISSERTAÇÃO
11/11/2015

Esta pesquisa analisa o impacto do habitus sobre a prática dos Professores Coordenadores do Programa Mais Educação. Este último é uma política indutora que visa executar a diretriz da Educação Integral dentro das escolas da rede pública, prevista no Plano Nacional de Educação. Neste sentido, acredita-se que o habitus, a partir acepção de Pierre Bourdieu, enquanto princípio matriz de práticas e interpretações influencia diferentemente na execução e reconfiguração da política pública em seu contexto da prática, este interpretado a partir da abordagem do ciclo de políticas proposta por Stephen Ball. Esta abordagem permite a análise de uma política pública educacional, desde sua idealização conflituosa aos seus diferentes resultados gerados. A análise aqui apresentada se desenvolveu na Escola Municipal Professora Annete Melchioretto e na Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, localizadas na cidade de Diadema-SP e Recife-PE, respectivamente. Para tal análise foram coletados dados, através dos documentos oficiais do Ministério da Educação acerca do programa, foram realizadas entrevistas com os Professores Coordenadores e com outros agentes pedagógicos, bem como observações das atividades realizadas dentro e fora do espaço escolar. Ademais, o conceito de governamentalidade, engendrado por Michel Foucault exerceu fundamental importância para o delineamento dos aspectos dos modos de governar posto em voga através do Programa Mais Educação.

Habitus, contexto da prática, Programa Mais Educação.
This research analyzes the impact of habitus on the practice of Teachers Coordinators of the More Education Program. The latter is an inducer policy intended to implement the directive of Integral Education within the public schools, provided for in the National Education Plan. In this sense, it is believed that the habitus, as defined by Pierre Bourdieu, as a principle array of practices and interpretations influence differently implementation and reconfiguration of public policy in your context of practice, this interpreted from policy cycle approach proposed by Stephen Ball. This approach allows analysis of an educational public policy, from its conception to its conflict generated different results. The analysis presented here was developed at the Municipal School Professora Annette Melchioretto and Municipal School Arraial Novo do Bom Jesus, located in the town of Diadema-SP and Recife-PE, respectively. For this analysis, data were collected through the official documents Ministry of Education about the Program, interviews were conducted with the coordinators Teachers and other educational agents as well as observations of the activities conducted within and outside theschool environment. Moreover, the concept of governmentality engendered by Michel Foucault exercised fundamental importance for the design of the aspects of the ways to govern put in vogue by the More Education Program.
Habitus, context of the practice, Programa Mais Educação
1
146
PORTUGUES
BC e IFCH

Contexto
SOCIOLOGIA
CULTURA
-

Banca Examinadora
Orientador:
GILDA FIGUEIREDO PORTUGAL GOUVEA
O orientador principal compôs a banca do discente?
Sim
Nome Categoria
MICHEL NICOLAU NETTO Docente
MARIA DA GRACA JACINTHO SETTON Participante Externo

Financiadores
Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 24

Vínculo
-
-
-
Não
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06,
CEP 70040-020 - Brasília, DF CNPJ 00889834/0001-08 -
Copyright 2010 Capes. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido pela Cooperação CAPES e SINFO