Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ensino de Ciências da Natureza (31003010085P0)
Desenvolvimento de recusos e estratégias para o ensino-aprendizagem de radiotividade
FABIO MARQUES DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
28/01/2016

Neste trabalho relatamos uma experiência de ensino de Radioatividade para uma turma de terceira série do Ensino Médio de uma escola particular localizada no centro do município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Os eixos balizadores desta dissertação foram o movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), aliados ao referencial teórico do educador Paulo Freire, onde se buscava como objetivo principal a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática (SD) para abordar o conteúdo, buscando construir junto aos alunos habilidades e competências necessárias para a tomada de decisão e o desenvolvimento de uma visão crítica de mundo, onde os alunos são cidadãos. A “crise hídrica” foi utilizada como tema gerador, que sustentou todo desenvolvimento da sequência didática. Para coleta de dados, questionários mistos com perguntas abertas e fechadas foram desenvolvidos e aplicados como pré e pós-testes. A avaliação de conteúdo foi realizada através de uma prova discursiva englobando questões relacionadas aos aspectos históricos, teóricos e sociais. Além disso, um teatro na forma de júri simulado foi utilizado a fim de criar um momento de debate e discussão acerca do tema. Resultados mostram que a sequência utilizada gerou modificação no pensamento simplista e ingênuo dos alunos, e estes tornaram-se mais críticos e capazes de tomar decisões sobre os problemas que enfrentam, avaliando seus riscos e benefícios.

Radioatividade, CTS, Sequência Didática, Alfabetização Científica.
This paper reports a radioactivity of teaching experience to a group of third high school grade of a private school located in the center of the city of Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. The benchmarks axes of this work were the movement Science-Technology-Society (STS), together with the theoretical framework of the educator Paulo Freire, which was sought as main objective the development, implementation and evaluation of a didactic sequence (SD) to address content, seeking to build with the students skills and competencies required for decision making and the development of a critical vision of the world, where students are citizens. The "water crisis" was used as the theme generator, which sustained development of all instructional sequence. For data collection, mixed questionnaires with open and closed questions were developed and applied as pre- and post-tests. The content evaluation was conducted through a discursive proof covering issues related to the historical, theoretical and social aspects. In addition, a theater in the form of simulated jury was used to create a moment of debate and discussion on the subject. Results show that the generated sequence used change in thinking simplistic and naive student, and these have become more critical and able to make decisions about the problems they face, evaluating their risks and benefits.
Radioactivity, STS, Didactic Sequence, Scientific Literacy.
119
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

ENSINO DE FÍSICA (EF)
EF-ENSINO APRENDIZAGEM
A ESCOLA, O PROFESSOR E O ENSINO.

Banca Examinadora

ELUZIR PEDRAZZI CHACON
Sim
Nome Categoria
MARCIA NARCIZO BORGES Docente
ROSE MARY LATINI Docente
MAYLTA BRANDAO DOS ANJOS Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não