Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
ADMINISTRAÇÃO (25001019046P0)
O Filme ao Redor: o Empreendedorismo Cultural na produção de cinema em Pernambuco
JOSE ROBERTO FERREIRA GUERRA
TESE
16/12/2015

O desenvolvimento do capitalismo informacional tem contribuído para o crescimento da produção de bens simbólicos e, nesse contexto, os produtores culturais possuem a capacidade de se tornar agentes de transformação social por meio de uma ação coletiva. O objetivo do estudo reside em compreender como se caracterizam as dimensões discursivas que demarcam o Empreendedorismo cultural no campo do audiovisual. Foi desenvolvido um protocolo teórico- metodológico pautado no conceito de Empreendedorismo cultural e nos circuitos da cultura, oriundos da tradição dos Estudos Culturais. O contexto da produção de cinema em Pernambuco foi elucidativo para a compreensão da dinâmica empreendedora da produção cultural “fora do eixo”. Como forma de acessar o campo, foram realizadas entrevistas abertas com dois produtores locais de cinema. A análise dos dados deu-se com o suporte da análise do discurso. As dimensões discursivas emergentes foram agregadas em torno das dimensões públicas e privadas decorrentes do protocolo desenvolvido. Os resultados apontam para uma demanda por novos formatos e estruturas organizacionais mais orgânicas. A tecnologia social que possibilita a geração de capitais por meio da rede social indica o multidirecionamento da ação empreendedora na arena da produção cultural, impondo uma abertura para a ação multidimensional e dialógica do empreendedor. Podemos observar um alto grau de comprometimento do empreendedor cultural com os projetos que desenvolve, assim como o exercício da atividade de produção além do aspecto econômico, ampliando essa ação para o nível existencial

Empreendedorismo Cultural. Circuito da Cultura. Cinema Pernambucano. Analise do Discurso.
The development of informational capitalism has contributed to the increasing production of symbolic goods, and in such context, the cultural producers have the ability to become agents of social change through a collective action. The aim of this study is to comprehend how to characterize the discursive dimensions that demarcates cultural Entrepreneurship in the audiovisual field. A theoretical and methodological protocol was developed guided by the concept of cultural entrepreneurship and by the culture circuits from the Cultural Studies tradition. The context of film production in Pernambuco was instructive for understanding the entrepreneurial dynamics of the cultural production out of the Rio-SãoPaulo scenario. As a way to access the field, open interviews were conducted with two local movie producers. Data analysis was done with the support of discourse analysis. The emerging discoursive dimensions were aggregated around public and private spheres, under the developed protocol. The results point to a demand for new formats and more organic organizational structures. A social technology that enables the generation of capital through the social network indicates the multidirectional entrepreneurial action in the cultural production arena, requiring an openness to dialogue and multidimensional action of the entrepreneur. We observe a high commitment of the cultural entrepreneur along with the projects he develops as well as the production activity in addition to the economic aspect, extending this action to an existential level.
Cultural Entrepreneurship. Circuit of Culture. Cinema from Pernambuco. Discourse Analysis.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

GESTÃO ORGANIZACIONAL
MARKETING, EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO CULTURAL E DESENVOLVIMENTO NO CAMPO DO AUDIOVISUAL

Banca Examinadora

FERNANDO GOMES DE PAIVA JUNIOR
Não
Nome Categoria
NADILSON MANOEL DA SILVA Participante Externo
ANGELA CRISTINA ROCHA DE SOUZA Participante Externo
HENRIQUE CESAR MUZZIO DE PAIVA BARROSO Docente

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim