Objetivo: Indivíduos com baixa visão necessitam de novas tecnologias assistivas
que possibilitem melhorar seu desempenho em suas atividades de vida diária
principalmente na leitura. A velocidade de leitura, acuidade de leitura e tamanho crítico
de letra são fatores que podem influenciar no desempenho de leitura. O objetivo deste
estudo foi desenvolver e validar um protótipo de sistema de leitura de vídeo-ampliação
portátil e verificar o impacto deste instrumento no desempenho de leitura em pacientes
com baixa visão.
Métodos: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da
UNIFESP sob o número nº1564/06. Participaram deste estudo 21 pacientes (41 olhos)
com baixa visão sem treinamento prévio com dispositivos para reabilitação visual,
sendo 14 do sexo masculino e 7 do sexo feminino, com idade entre 17 e 92 anos, com
média de idade de 57,7 anos ± 20,2 anos e mediana 59 anos. O desempenho de leitura
foi avaliado utilizando a tabela de velocidade de leitura Minnesota Low Vision Reading
na versão para o Idioma em Português (MNREAD-P) com a melhor correção óptica e
com o protótipo de sistema de leitura portátil. Em um segundo momento foi incluído
para análise o recurso óptico sugerido na primeira avaliação após um período de
treinamento de reabilitação visual. Os parâmetros de velocidade de leitura (palavras
por minuto), acuidade de leitura e tamanho crítico de letra (logMAR e sistema métrico
M) foram analisados. O teste t pareado foi usado para comparar os resultados com e
sem o protótipo. Quando a distribuição não era normativa, o teste de Mann-Whitney foi
utilizado. O nível de significância foi considerado com p≤0,05. Para comparação dos
resultados com e sem o protótipo e o recurso óptico sugerido na primeira avaliação
após um período de treinamento utilizou-se da análise de variância (ANOVA). Em
seguida foi realizado o teste de múltiplas comparações aos pares pelo teste Tukey ou
teste de Dunnett.
Resultados: O aparato de leitura portátil foi desenvolvido utilizando um sistema
de captura de imagem composto por uma câmera Charge-Coupled Device (CCD)
monocromática acoplada a uma lente telescópica de distância focal de 8 cm. A este
sistema foi acoplado um monitor de Thin-film Transistor (TFT) de 5,6 polegadas com
resolução de 800 x 600 pixels e aumento de 17,30 vezes. Critérios de usabilidade, ergonomia e design foram estabelecidos mediamente
requisitos baseados na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e
Saúde e normas técnicas nacionais e internacionais.
A acuidade de leitura logMAR e sistema métrico (M) foi significantemente melhor
com o protótipo quando comparada com a melhor correção óptica respectivamente (t =
11,500; p<0,05; T = 667,500; p<0,05). A média, desvio padrão e mediana da acuidade
visual em logMAR e sistema métrico foram (0,86±0,30 logMAR, 0,90logMAR;
3,58M±2,23, 3,2M) e (-0,22±0,30 logMAR, -0,29 logMAR; 0,34M±0,33, 0,21M)
respectivamente. O tamanho crítico de letra com o protótipo foi melhor do que com a
melhor correção óptica tanto para logMAR (T = 664,000; p<0,05) quanto para o sistema
métrico (T = 662,000; p<0,05). A média, desvio padrão e mediana com a melhor
correção óptica foi em logMAR e sistema métrico respectivamente de (1,04±0,22
logMAR, 1,10 logMAR; 5,03±2,12M, 5,0 M) e para o protótipo (0,10±0,34 logMAR, 0,00
logMAR; 0,69±1,02M, 0,40M).
A máxima velocidade de leitura com a melhor correção óptica e o protótipo de
sistema de leitura portátil pelo teste t de Student foi comparável (t = 0,847; p = 0,402).
A média, desvio padrão e mediana da máxima velocidade de leitura em palavras por
minuto com a melhor correção óptica foi de (40,76±34,95 ppm, 34,87 ppm) e para o
protótipo SLP foi de (49,41±31,20 ppm, 40,00).
Pela análise de variância (ANOVA) houve diferença estatística para a acuidade de
leitura e tamanho crítico de letra logMAR e sistema métrico (M) com a melhor correção
óptica, protótipo SPL e recurso óptico sugerido na primeira visita após treinamento de
reabilitação visual. No teste de múltiplas comparações, a acuidade de leitura com o
protótipo foi significantemente melhor quando comparado com a melhor correção óptica
e com o recurso óptico sugerido. Não houve diferença estatisticamente significante
para a acuidade de leitura avaliada com a melhor correção óptica e recurso óptico
sugerido após treinamento de reabilitação visual.
A velocidade de leitura com a melhor correção óptica, protótipo SLP e com
recurso óptico sugerido na primeira visita não houve diferença estatisticamente
significante (p = 0,262).Conclusão: O presente estudo permitiu o desenvolvimento de um protótipo de
sistema de leitura portátil de vídeo-ampliação, baseado em requisitos qualitativos e
quantitativos definidos de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidades
e dando ênfase a uma abordagem de engenharia de sistemas. Os resultados
demonstraram que houve uma melhora significante na acuidade de leitura e tamanho
crítico de letra na utilização do protótipo do sistema portátil de leitura quando
comparado com a melhor correção óptica e o recurso óptico sugerido. Não houve
diferença da máxima velocidade de leitura entre o protótipo do sistema de leitura
portátil e a melhor correção óptica nesta pequena amostra estudada. Estudos futuros
com o protótipo SLP com uma amostra maior, faz-se necessários para verificar a
melhora do desempenho de leitura após treinamento de reabilitação visual utilizando
esta nova tecnologia assistiva.