Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ensino de Ciências da Natureza (31003010085P0)
Proposta de ensino de introdução à Física baseada no História e Filosofia da Ciência
CARLOS VICTOR DA SILVA MARQUES
DISSERTAÇÃO
19/01/2016

No presente trabalho é apresentada uma proposta de ensino de introdução à Física baseada na história e filosofia da ciência para o 9º do Ensino Fundamental. Tem como principal objetivo fazer com que os alunos entendam o movimento de queda livre dos corpos, através da apresentação da evolução das ideias, desde as primeiras civilizações até a formalização das quatro leis de Isaac Newton. Consequentemente, o trabalho pretende fazer com que os alunos deixem de enxergar a Física como uma extensão da Matemática e como um produto acabado, completamente isento do processo social, cultural, político e econômico da sociedade. Com o intuito de se elaborar uma proposta com base nas tendências atuais e nos indicativos oficiais para o ensino de Física, foi feito um estudo sobre as teorias cognitivistas de Piaget e Ausubel, a teoria interacionista de Vygotsky, sobre o uso da história e filosofia da ciência no ensino e uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Dessa maneira, propõe-se uma proposta curricular para o 9º ano do Ensino Fundamental que pode ser dividida em quatro grandes temas e que explora avaliações diagnósticas, atividades experimentais e avaliações da aprendizagem como instrumentos para a verificação da ocorrência da aprendizagem significativa. Com isso, espera-se revitalizar, nos alunos, sua curiosidade, prazer e vontade de aprender cada vez mais sobre a evolução das ideias das ciências, assim como não ter medo ou bloqueio de estudar Física e sobre a Física nos anos seguintes do Ensino Médio.

Introdução à Física;História e Filosofia da Ciência;Ensino Fundamental;Teorias de aprendizagem cognitivistas/interacionistas.
In this work we present an introductory Physics teaching proposal based on history and philosophy of science to the 9th grade of Elementary School. The main objective is to make students understand the free fall movement of bodies, by presenting the evolution of ideas from the earliest civilizations to the formalization of Newton’s four laws and hence make them perceive Physics not as an extension of Mathematics and as a finished product, completely free from social, cultural, political and economic processes of society. In order to prepare a proposal based on current trends and national official indications for teaching Physics, a study was done on: Piaget’s and Ausubel’s cognitive theories; Vygotsky’s interactive theory; the use of history and philosophy of Science in education; a review of the National Curriculum Parameters of Elementary School. Thus, we elaborate a proposal for the 9th grade of Elementary School which can be divided into four big themes and exploring diagnostic evaluations, experimental activities and learning evaluations as tools for verifying the occurrence of meaningful learning. It is expected that students do not lose their curiosity, pleasure and desire to learn more and more about the evolution of the ideas of Science, as well as let them have no more fear or blocking to study Physics and about Physics in the following years in High School.
Introduction to Physics;History and Philosophy of Science;Elementary School;Cognitive/interaction learning theories.
164
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

ENSINO DE FÍSICA (EF)
EF-ENSINO APRENDIZAGEM
A ESCOLA, O PROFESSOR E O ENSINO.

Banca Examinadora

ISA COSTA
Sim
Nome Categoria
LUIZA RODRIGUES DE OLIVEIRA Docente
HELIO SALIM DE AMORIM Participante Externo
KITA CHAVES DAMASIO MACARIO Docente

Vínculo

-
-
-
Não