Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ensino de Ciências da Natureza (31003010085P0)
Elaboração e excução de um projeto interdisciplinar na área de Ciências da Natureza com adoção de metodologias ativas
KEYLLA REGINA DA SILVA BRAGA
DISSERTAÇÃO
18/12/2015

A presente pesquisa trata da aplicação de metodologias ativas em sala de aula do Ensino Médio na área de Ciências da Natureza, tendo como técnica a pedagogia de projetos, objetivando mediar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para tanto, foi realizado um projeto intitulado “Festa com Ciência: uma questão de saúde” em uma escola particular no município do Rio de Janeiro, nos proporcionando todas as condições necessárias à realização do mesmo. A discussão teórica inicia-se com uma perspectiva interacionista de Vigotski, com o objetivo de fundamentar e dar sentido ao desenvolvimento do trabalho. Busca-se em seguida, uma breve análise sobre o progresso do conceito de interdisciplinaridade e suas aplicabilidades no campo da pesquisa educacional. Procura-se compreender também a essência do Ensino de Ciências voltada para uma aprendizagem concreta e significativa, tendo como base o pluralismo metodológico. Busca-se a partir de análise bibliográfica o entendimento sobre a importância da pedagogia de projetos para o desenvolvimento de competências e habilidades contemplados pelos PCN, para a formação do cidadão crítico, consciente de suas atitudes, e para tal, acompanhando todo o processo e com os resultados obtidos no referido projeto, percebe-se a potencialidade que esse tipo de metodologia ativa pode proporcionar num ambiente escolar no sentido de desenvolver fatores necessários à essa formação abordados nos documentos oficiais educaconais brasileiros.

ensino de Ciências, metodologias ativas, pedagogia de projetos, interdisciplinaridade.
This work deals with the application of active methodologies inside the classroom, through techniques of project pedagogy aiming to mediate the teaching-apprenticeship process for high school students. In order to develop this study, it was set up a project entitled “Party with Science: a health question” which was carried out in a private school in Rio de Janeiro municipality and that contextualized the elements that compose possibilities of research from the point of view of Natural Sciences. First of all, we take Vygotsky’s Interactionist Perspective ideas as the basis for our study, aiming to analyze the development of interdisciplinary concepts and their applicability on the field of educational research. Then, we seek to understand the essence of Science teaching based on a concrete and significant apprenticeship on the basis of methodological multi-pluralism. Eventually, through bibliographic research we show the importance of pedagogical projects to the development of competences and abilities contemplated by the PCN for empowering students so that they may become critical citizens who are conscious of their attitudes. Monitoring all the process and checking the results of the project, we can realize that there is great potential in this type of active methodology that is attained when it is applied in a school environment. This approach to teaching helps students develop skills necessary to for them to obtain the educational background proposed by the official Brazilian documents
Science teaching; active methodologies; pedagogic projects; interdisciplinarity.
104
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

ENSINO DE FÍSICA (EF)
EF-ENSINO APRENDIZAGEM
A ESCOLA, O PROFESSOR E O ENSINO.

Banca Examinadora

KITA CHAVES DAMASIO MACARIO
Sim
Nome Categoria
ALEXANDRE CARLOS TORT Participante Externo
DAISY MARIA LUZ Docente
ROBERTO MEIGIKOS DOS ANJOS Docente

Vínculo

-
-
-
Não