Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ensino de Ciências da Natureza (31003010085P0)
Relato de experiência de uma professora da educação básica: a contextualização no ensino de Química
JULIANA BARRETO BRANDAO
DISSERTAÇÃO
24/11/2015

Apesar dos avanços, quase duas décadas após a promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do estabelecimento das reformas curriculares e das pesquisas na área de Ensino de Ciências, o que ainda se verifica é que o ensino das disciplinas das ciências da natureza tem contribuído muito pouco para a internalização dos conceitos científicos e para a formação de indivíduos autônomos e capazes de compreender a importância e a aplicação dos fundamentos científico-tecnológicos na vida cotidiana. Uma das razões para a definição desse cenário pode ser a falta de contextualização do conceito científico ensinado. Nesse sentido, esta dissertação trata de um relato de experiência da prática de uma professora do Ensino Médio, numa escola pública da Rede Estadual do Rio de Janeiro, durante o terceiro e o quarto bimestre de 2014. A fim de promover um ensino contextualizado de conteúdos da Química, no sentido de aproximar os conceitos científicos à realidade dos discentes, foram desenvolvidas as seguintes ações em sala de aula: pesquisa sobre como os alunos percebem o papel da escola e da Química em seu desenvolvimento pessoal; em seguida, foram investigados os temas de interesse dos discentes e, a partir dos resultados dessas etapas, foram planejadas e realizadas aulas de Química, a fim de que, em torno dos interesses discentes, o ensino dessa disciplina se torne mais contextualizado. Posteriormente os alunos realizaram uma avaliação do projeto na qual foi possível verificar que a mudança na dinâmica das aulas favoreceu a relação interpessoal entre os mesmos, fomentou o espírito colaborativo, oportunizou a tomada de decisão em conjunto, além de beneficiar o processo de ensino-aprendizagem. Após vivenciar e analisar essa experiência, foi elaborado, como produto desta dissertação, um material didático, com a pretensão de colaborar com outros professores de Química para o ensino a partir de temas de interesse dos estudantes e com estratégias de trabalho em grupo.

Relato de Experiência; Ensino de Química; Ensino Médio; Contextualização.
Despite the improvements, almost two decades after the establishment of the current educational law and the curricular amendments, what one can verify is that Science teaching has little contribution to form individuals who are autonomous and able to understand the importance of the scientific-technological fundamentals to life. One of the reasons for this scenario can be the way how the students conceive the Science teaching: cold, far from their daily universe, disconnected from the world‟s issues, in other words, inhuman. One reason for this scenario may be the lack of contextualization of the scientific concept taught.In this sense, this dissertation is an experience report of the practice of a highschool teacher, in a public school of the Rio de Janeiro state, during the third and fourth bimesters of 2014. In order to promote a teaching contextualized chemistry content to bring scientific concepts to the reality of students, the following actions were developed in the classroom: initially, a research was held about how the students see the school‟s and Chemistry‟s roles in their personal development; then, the pupils' points of interest were investigated and, based on these results, Chemistry classes addressing the pupils' interests were planned and performed. Therefore, around the students' interests, the teaching of this discipline became more contextualized. After these actions, the students took part in the project's evaluation. It was possible to verify that the change in classes' dynamics favored interpersonal relations among the students, fostered the collaborative spirit, provided the group decision taking, such as being agents in the development of the work, and benefit the teaching-learning process. After experiencing these facts and analyzing the research data, a teaching material with third and fourth bimesters contents of the second grade of high school was prepared, as a dissertation product, intending to help other Chemistry teachers, based on students' points of interest and with strategies for works in group.
Experience Report; Chemistry teaching; High school; contextualization.
86
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

ENSINO DE QUÍMICA (EQ)
EQ-ENSINO APRENDIZAGEM
A ESCOLA, O PROFESSOR E O ENSINO.

Banca Examinadora

MARIA BERNADETE PINTO DOS SANTOS
Sim
Nome Categoria
ROSE MARY LATINI Docente
ANDERSON ROCHA DA SILVA Participante Externo
LUIZA RODRIGUES DE OLIVEIRA Docente

Vínculo

-
-
-
Não