Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ensino de Ciências da Natureza (31003010085P0)
Jogo como Recurso Didático no Ensino de Física: um exemplo no estudo da formação de inagens em espelhos e lentes esféricas
DIULEI DA SILVA CRUZ CHOTE
DISSERTAÇÃO
13/11/2015

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 estabeleceu mudanças significativas, de modo que, na estruturação curricular, o Ensino Médio de nível intermediário passou a ter caráter de etapa final da Educação Básica, com a atribuição de garantir aos alunos uma formação de qualidade, tornando-os aptos à inserção no mundo do trabalho, à continuidade dos estudos e ao exercício pleno da cidadania. No que tange ao ensino de Física, é perceptível pontos consensuais entre as recomendações do Ministério da Educação e as decorrentes da pesquisa em Educação em Ciências. Apesar dos avanços no campo das recomendações, a sala de aula ainda demanda de mudanças nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesta dissertação, investigamos as contribuições das atividades lúdicas no processo de aprendizagem, com o objetivo de avaliarmos criticamente o uso de um jogo didático com ênfase na construção geométrica e caracterização de imagens formadas por espelhos e lentes esféricas junto a alunos do Ensino Médio. Para tanto, verificamos que a teoria sócio interacionista de Vygotsky dá respaldo aos jogos didáticos em sala de aula, quando utilizados na perspectiva do aluno ativo no seu processo aprendizagem e o professor no papel de mediador. Os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa alicerçaram a investigação, cujos resultados referem-se: à proposição de uma atividade de ensino com o uso de vídeos e experimentos e ênfase na problematização e contextualização do conteúdo sobre formação de imagens em espelhos e lentes esféricas; à confecção de um jogo didático com o propósito de auxiliar os alunos na compreensão do processo gráfico da formação e a caracterização das imagens formadas por esses instrumentos ópticos, a partir de uma interação com seus companheiros de classe e com o professor em um ambiente lúdico; ao uso da proposta de ensino e do jogo junto a alunos de duas turmas do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, localizada na cidade de Belford Roxo. A reflexão docente após a aplicação do material didático serviu para subsidiar mudanças no jogo e na forma de sua utilização nos processos de ensino e de aprendizagem, delineando a versão final do jogo que como material didático associado à proposta de ensino se configura como produto final desta dissertação.

Jogo Didático. Vygotsky. Ensino de Física. Óptica.
The Brazilian Educational Legislation of 1996, also known as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, has established substantial modifications in the curricular structure: nowadays, high school has an end-stage attribute of Basic Education, with the assignment of guaranteeing students a qualified formation, making them able to the job world, to the continuation of studies and to the full exercise of citizenship. As for the teaching of Physics, it is evident consensual points between the recommendations of the Ministry of Education and the ones from research in Science Education. In spite of the advances in the field of recommendations, classrooms still demand shifts in the teaching and learning processes. In this dissertation, we have investigated the contributions of playful activities in the learning process, in order to evaluate the use of an educational game with emphasis on geometric construction and characterization of images formed by mirrors and spherical lenses with high school students. To do so, we have considered that Vygotsky`s social interactionist theory supports educational games in the classroom, provided they are used in the active student perspective on his or her learning process and since teachers work as a mediator of knowledge. The methodological assumptions of qualitative research have supported the investigation, which results are related to: the proposition of an educational activity with the use of videos and experiments and emphasis on questioning and contextualization of the content on the formation of images in mirrors and spherical lenses; the creation of a didactic game with the aim of assisting students to understand the printing formation process and characterization of the images formed by these optical instruments, based on an interaction with their classmates and with the teacher in a playful environment; the use of the teaching proposal and of the play with students from two classes of high school in a public school of the state school system of Rio de Janeiro, which is located in Belford Roxo. After applying the didactic material, the teaching reflection was useful to support changes in the game and in the way it is used in teaching and learning processes, delineating the final version of the game as a teaching material which, as a didactic material associated to the teaching proposal, constitutes the final product of this dissertation.
Educational Games. Vygotsky. Teaching of physics. Optics;
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

ENSINO DE FÍSICA (EF)
EF-ENSINO APRENDIZAGEM
A ESCOLA, O PROFESSOR E O ENSINO.

Banca Examinadora

LUCIA DA CRUZ DE ALMEIDA
Sim
Nome Categoria
SIDNEI PERCIA DA PENHA Participante Externo
KITA CHAVES DAMASIO MACARIO Docente
JORGE SIMOES DE SA MARTINS Participante Externo

Vínculo

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Não