Esta pesquisa pretende pensar as relações entre corpo e tecnologia através da análise dos aparelhos que são utilizados nos corpos. Desta maneira, através de uma visão interdisciplinar, a dissertação tem como objetivo geral problematizar as tecnologias e computadores vestíveis no âmbito dos estudos da cultura do pós-humano a partir das obras de Stelarc, Steve Mann e Neil Harbisson. Já os objetivos específicos contemplam: (a) identificar, via arqueologia da mídia, quais os produtos lançados pela indústria dialogam com as obras destes artistas e (b) partindo da identificação destes produtos, classificá-los enquanto tecnologias vestíveis (wearable technologies) ou computadores vestíveis (wearable computers). A dissertação fundamenta-se em teorias dos autores McLuhan (1974), Amaral (2006), Couto (2012), Rüdiger (2008), Sibilia (2002), Mann (2001), Donati (2005), Parikka (2012), Huhtamo; Parikka (2011), entre outros. Constata-se que tecnologias vestíveis e computadores vestíveis possuem significados diferentes: as tecnologias vestíveis englobam todas as tecnologias que podem ser usadas no corpo, desde acessórios tecnológicos até tecnologias que ampliam habilidades humanas. Já os computadores vestíveis são um tipo de tecnologia vestível estritamente com o objetivo de ampliar e (re) configurar as capacidades humanas, motoras e cognitivas (DONATI, 2005) e funcionam como uma espécie de segunda pele para o usuário (MANN, 2001). Verificamos que as obras de Stelarc, Steve Mann e Neil Harbisson influenciaram a criação de diversos produtos lançados pela indústria, como por exemplo: relógios inteligentes, pulseiras inteligentes, tecidos inteligentes, capacetes inteligentes e de realidade virtual, exoesqueletos, próteses, implantes, etc. Enquanto os artistas desafiavam o corpo pela experimentação, a indústria adapta e torna viável comercialmente essas descobertas, buscando adequar os produtos para uma melhoria das funcionalidades do corpo humano.
This research intends to think the relations between body and technology through the analysis of the devices that are used on the bodies. In this way, through an interdisciplinary perspective, this dissertation has as general objective to problematize wearable technologies and wearable computers in the scope of the studies of the posthuman culture, from the works of Stelarc, Steve Mann and Neil Harbisson. The specific objectives are: (a) to identify, through media archaeology, which are products launched by the industry that involve the works of these artists and (b) from the identification of these products, to classify them while wearable technologies or wearable computers. The dissertation is based on theories of McLuhan (1974), Amaral (2006), Couto (2012), Rüdiger (2008), Sibilia (2002), Mann (2001), Donati (2005), Parikka (2012), Huhtamo; Parikka (2011), among others. It was found that wearable technologies and wearable computers have different meanings: wearable technologies involve all the technologies that can be used on the body, from technological acessories to technologies that extend human abilities. On the other hand, the wearable computers are a type of wearable technology with the strict objective of extending and (re) configuring the motor and cognitive human capacities (DONATI, 2005), and work as a species of second skin for the user (MANN, 2001). We verify that the works of Stelarc, Steve Mann and Neil Harbisson have influenced the creation of several products launched by the industry, such as: intelligent watches, intelligent bracelets, intelligent fabrics, intelligent and head mounted displays, exoskeletons, protheses, implantation, etc. While artists defied the body through experimentation, industry adapts and makes these discoveries viable commercially, searching to adjust the products for an improvement of the functionalities of the human body.