Dados do Trabalhos de Conclusão

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO (31005012001P0)
As relações entre Direção, Liderança e Clima Escolar nas escolas municipais do Rio de Janeiro
ANA CRISTINA PRADO DE OLIVEIRA
TESE
15/09/2015

Considerando a centralidade do papel desempenhado pelo diretor escolar na condução da tarefa educativa da escola, este trabalho procura ampliar a discussão sobre as relações que podem ser estabelecidas entre a atuação do diretor e o trabalho docente, considerando os resultados dos alunos. A função do diretor escolar é analisada desde sua expressão política e de suas atribuições legais, tomando como referência analítica os conceitos de gestão escolar, liderança e clima escolar. Para tanto, uma ampla revisão bibliográfica sobre o tema foi realizada. O campo definido para a pesquisa considerou as escolas municipais do Rio de Janeiro que atendiam, em 2014, aos dois segmentos do ensino fundamental. A realização de um estudo exploratório com os dados disponibilizados pela Prova Brasil apontou possíveis relações entre a liderança do diretor e os resultados de aprendizagem dos alunos, porém, foram levantadas algumas limitações na utilização destes dados. Assim, este trabalho propõe a complementaridade das metodologias quantitativa e qualitativa em uma abordagem teórico-conceitual do tema. Com o objetivo de ampliar a possibilidade de acesso a informações que levassem à reflexão sobre as questões propostas por esta pesquisa, foram elaborados novos questionários dirigidos a diretores, coordenadores e professores. Os questionários foram testados e aplicados a uma amostra de 39 escolas, sendo sua validação completada a partir da construção de índices adequados para a mensuração dos diferentes aspectos que compõem as relações entre a atuação do diretor e o trabalho docente, considerando os resultados dos alunos. Com estes índices, uma modelagem exploratória foi realizada para averiguar as possíveis associações entre as dimensões estudadas, apontando a importância da percepção dos professores sobre a direção escolar (em diferentes variáveis) para a qualidade de seu trabalho e para a aprendizagem dos alunos. A partir da análise dos dados, foram selecionadas duas escolas da amostra para um retorno ao campo em uma abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas e observação do cotidiano da gestão da escola (shadowing) e possibilitando o aprofundamento das relações apontadas pelo estudo quantitativo com vistas ao aprimoramento dos nossos instrumentos de pesquisa. Destaca-se que, no caso desta pesquisa, os dados pareceram indicar que a combinação de uma atuação presente do diretor e de seu reconhecimento enquanto líder são elementos importantes para a construção de um clima propício para o trabalho docente e para a proficiência dos alunos. Em síntese, o trabalho procura contribuir para a discussão sobre as características do trabalho do diretor e suas possíveis relações com o trabalho docente e a proficiência discente por três vias: 1) na realização de uma meta-análise, incluindo a revisão estruturada das recentes pesquisas sobre o tema; 2) da proposição e testagem de um novo instrumento de coleta de dados quantitativos sobre a gestão e o clima escolar; 3) da apresentação dos resultados de um estudo exploratório com os dados coletados, indicando importantes indícios para futuras pesquisas sobre as questões levantadas.

Diretores escolares - Liderança - Gestão Escolar - Clima Escolar
Given the pivotal role played by the school principal in conducting the school’s educational task, this study aimed at broadening the discussion on the relationships that can be established between the principals’ activity and both the teachers’ work and the students’ achievement. The role of the school principal was analyzed from the perspective of his/her political role and his/her legal duties, having as analytical reference the concepts of school management, leadership, and school climate. Therefore, a wide literature review on the topic was conducted. The proposed scope of research encompassed the municipal schools of Rio de Janeiro which in 2014 catered to both segments of elementary school. An exploratory study with data provided by Prova Brazil indicated possible relationships between the principal’s leadership and the students’ achievement; however, potential limitations in the use of this data were raised. This work used complementary quantitative and qualitative methodologies in a theoretical and conceptual approach to the topic. To broaden the access to information that supports the discussion of the questions posed by this research, new questionnaires targeted at principals, coordinators, and teachers were developed. The questionnaires were tested and subsequently applied to a sample of 39 schools, having then been validated through the construction of indices that adequately synthesize the different aspects of the relationships between the principals’ activity and both the teachers’ work, considering students’ achievement. With these indices, an exploratory modeling was conducted to investigate possible associations between the dimensions studied, indicating the importance of the teachers’ perception of school principalship (through different variables) for the quality of their work and for student achievement. From the data analysis, two schools in the sample were selected for a return to the field in a qualitative approach involving interviews and observation of the school management (shadowing), enabling a deeper understanding of the relationships identified by the quantitative study as well as gathering information for the improvement of the questionnaires. It is noteworthy that, in the case of this research, the data seemed to indicate that the combination of a proactive principal and his/her recognition as a leader are important elements in creating a positive environment for both teaching and student learning. In summary, this study seeks to contribute to the discussion of the characteristics of the principal’s work and its possible relationship with the teachers’ work and student learning by: 1) conducting a meta-analysis, including the structured review of recent research on the topic; 2) proposing and testing a new quantitative data collection instrument, focused on school management and school climate; 3) presenting the results of an exploratory study with the data collected, having found important clues that help address the issues in future researches on the field.
School Principals - School Leadership - School Management - School Climate
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PORTUGUES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO BRASILEIRA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS E DILEMAS
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Banca Examinadora

CYNTHIA PAES DE CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
MARIANE CAMPELO KOSLINSKI Participante Externo
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO Docente - PERMANENTE
ANGELO RICARDO DE SOUZA Participante Externo
MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - 0/2012 - Produtividade em Pesquisa - PQ - 2012 48

Vínculo

CLT
Outros
Outros
Não