Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ciências e Biotecnologia (31003010079P0)
IMUNOLOGIA E BIOTECNOLOGIA: O CLICKER COMO RECURSO DIDÁTICO ESTRATÉGICO
ERIKA BERTOZZI DE AQUINO MATTOS
DISSERTAÇÃO
09/04/2015

O processo de ensino-aprendizagem de conteúdos científicos complexos tem sido um desafio para os professores treinados no método de ensino tradicional. Neste modelo, os membros do corpo docente agem como atores no palco. Eles memorizam os seus discursos, muitas vezes com pouca ou nenhuma interação com o público. Por outro lado, no paradigma de aprendizagem centrada no aluno, os membros do corpo docente agem como treinadores, interagindo em tempo integral com sua equipe. O objetivo deste estudo foi desenvolver uma estratégia de ensino utilizando um sistema de resposta (Audience Response System (ARS) ou clicker), que promova uma aprendizagem interativa. Um questionário foi aplicado (para estudantes de medicina e participantes do Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia) para identificar os fatores que influenciam a aprendizagem de Imunologia. Os clickers foram analisados para serem utilizados nas aulas e Imunologia. A estratégia foi desenvolvida e aplicada a participantes de um curso de Imunologia Básica oferecido para professores do Ensino Básico e profissionais de saúde. Um conjunto de questões foi testado para monitorar a progressão da compreensão dos conteúdos relacionados a função do sistema imunológico e identificação de conceitos prévios. A maioria dos participantes respondeu que Imunologia é difícil de aprender, principalmente por causa do conteúdo. Dois tipos de recursos de clicker foram encontrados: aplicativos e sites. O site Poll Everywhere foi escolhido principalmente porque ele é construído para todos os sistemas móveis. A estratégia e o recurso foram fáceis de aplicar e mostraram resultados promissores, uma vez que os participantes: ficaram motivados; prestaram mais atenção; estavam engajados nas discussões; e que eles gostariam de aplicar o recurso nas suas próprias aulas na escola onde trabalham. No entanto, alguns problemas foram observados: a exigência de internet; e as dificuldades iniciais dos não-nativos digitais para entrar na página da Web e para gerir os seus dispositivos portáteis. O uso de clickers provou ser um recurso muito interessante para a transição do método tradicional de aprendizagem para uma abordagem ativa, deixando os professores e alunos confortáveis e incentivando a participação ativa na sala de aula.

Aprendizado de Imunologia, método ativo, tecnologia werable, audience response system (ARS), clicker.
The teaching-learning process of scientific complex content has been a challenge for teachers trained in traditional instructional method. In this model, faculty members act like actors on the stage. They memorize their speech and deliver it to the audience, many times with very little to no interaction at all with them. On the other hand, in the student-centered learning paradigm the faculty members act like coaches, interacting full time with their team. The aim of this study was to develop a teaching strategy using clickers (or audience response system - ARS) that promotes interactive learning. A survey was applied (to medical students and participants of the Brazilian Society of Immunology Congress) to identify factors influencing Immunology learning. Clicker’s resources were analyzed to be used in Immunology classes. The strategy was developed and applied to participants of a Basic Immunology Outreach Course offered for K-12 teachers and health professionals. A set of questions were tested for monitoring the progression of the contents understanding related to immune system function and identification of preconceptions. Most of the participants answered that Immunology is difficult to learn mainly because of the content. Two kinds of clickers were found: apps and sites. The site Poll Everywhere was chosen mainly because it is built for all mobile systems. The clicker strategy was easy to apply and showed promising results, since participants: were motivated; paid more attention; were engaged to discuss; and would like to apply the ARS with their own classes at school. However, some problems were noted: the internet requirement; and non-digital natives had initial difficulties to enter the webpage and to manage their wearable devices. Thus, it was concluded that the use of smart clickers proved to be a very interesting resource for the transition from traditional to active learning methodology, letting both teachers and students feel comfortable encouraging active engagement in the classroom.
Immunology learning, werable technology, clicker, audience response system (ARS).
01
92
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA - INTERAÇÕES MOLECULARES, CELULARES E SISTÊMICAS
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS, PROCESSOS E PRODUTOS PARA A DIVULGAÇÃO E ENSINO DA BIOTECNOLOGIA
CIÊNCIAS - DA BANCADA A SALA DE AULA

Banca Examinadora

GERLINDE AGATE PLATAIS BRASIL TEIXEIRA
Não
Nome Categoria
CLAUDIA MARCIA BORGES BARRETO Participante Externo
PATRICIA OLAYA PASCHOAL Participante Externo
HELENA CARLA CASTRO CARDOSO DE ALMEIDA Docente

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - Bolsa de Extensão 12

Vínculo

-
-
-
Não