Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (33001014027P9)
Literatura e discurso : práticas de leitores do final do século XIX no Brasil pelo olhar de Machado de Assis
PEDRO IVO SILVEIRA ANDRETTA
DISSERTAÇÃO
26/02/2015

O objetivo desta pesquisa é compreender o modo como Machado de Assis enunciou os leitores e algumas práticas de leitura no Brasil, no final do século XIX. Desse modo, selecionamos três obras machadianas, a saber, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881), “Quincas Borba” (1891) e “Dom Casmurro” (1899). No decorrer do trabalho teórico empreendemos uma historicização do interesse de Foucault acerca da temática da Literatura, distinguindo cinco posicionamentos do filósofo em relação a essa. Assim, analisamos as obras machadianas à luz do aporte teórico-metodológico de Michel Foucault tendo em vista suas noções de “simulacro” e “transgressão”, para a compreensão desses textos literários. Posteriormente, abordamos a perspectiva arqueológica foucaultiana no âmbito dos estudos do discurso em seus conceitos de “enunciado”, “série”, “sujeito”, “materialidade”, “campo associado”, “discurso” e “arquivo”, com a finalidade de identificar e descrever conjuntos de “enunciados” e “formações discursivas”. Já em nossas análises descrevemos três “formações discursivas”, quais sejam: “Os sujeitos leitores do final do XIX segundo Machado de Assis”, “As características dos sujeitos leitores do final do século XIX segundo Machado de Assis” e “Os modos de ler do final do século XIX segundo Machado de Assis”. Consideramos, ao final, que as formações e enunciados discursivos caracterizam um arquivo discursivo: “As práticas de leitores do final do século XIX segundo Machado de Assis”. Esse arquivo discursivo demonstra a importância de Machado de Assis, dentre as muitas que ele possui também como formador de condutas de leitores, já que esses estavam principiando no Brasil, no final do século XIX. Assim, o autor constrói enunciados “de verdades”, materializando nas suas obras condições sócio- histórico-culturais do espaço em que viveu e as práticas dos leitores com os quais conviveu. Por fim pontuamos que o objetivo de nossa dissertação foi alcançado de modo que o aporte teórico e metodológico mobilizado foi suficiente e produtivo para nossas análises, sem, entretanto, esgotar as possibilidades do corpus, tendo em vista nossas futuras análises dos textos literários pela ótica foucaultiana.

Leitura; Leitores; Literatura; Arqueologia; Análise do Discurso; Assis, Joaquim Maria Machado de, 1839-1908; Foucault, Paul-Michel, 1926-1984
The objective of this research is to understand how Machado de Assis, in his literary works, represented and enunciated readers and some reading practices in late 19th century Brazil. To that end, we selected three of Machado’s works: "The Posthumous Memoirs of Bras Cubas" (1881), “Quincas Borba - Philosopher or Dog" (1891) and “Dom Casmurro - Lord Taciturn" (1899). To build our theoretical basis we took to historicizing Foucault's interest in the theme of Literature, distinguishing five of the philosopher’s positions regarding that field. Therefore, we analyzed Machado’s works in light of the theoretical and methodological support of Michel Foucault’s considerations taking into account his notions of “simulacrum" and "transgression" to read those literary texts. Subsequently, we approach Foucaultian archaeological perspective in the field of discourse studies in its concepts of "statement", "series", "subject", "materiality", "associated field", "discourse" and “archive” with the purpose of identifying and describing sets of “statements" and "discursive formations”. Our analyzes, in their turn, describe three "discursive formations", namely: “Late 19 th century readers, according to Machado de Assis”, “Characteristics of readers at the end of the 19 th century, according to Machado de Assis” and “Late 19 th century ways to read, according to Machado de Assis." We reach the conclusion that such discursive formations and statements characterize a discursive archive, that is: “Late 19 th century readers’ practices, according to Machado de Assis." This discursive archive demonstrably proves the importance of Machado de Assis, among many others he has proved to have, as a tutor for reading conduct, as readers were beginning to multiply in Brazil at the end of the 19 th century. Thus, Machado weaves statements “of truths", materializing in his works the social, historical and cultural conditions of the space in which he lived and practices of readers with whom he interacted. Lastly, we highlight that the purpose of our thesis was achieved and that the theoretical and methodological contributions mobilized were sufficient and productive for our analyzes without, admittedly, exhausting the possibilities of the corpus with a view to our future analyzes of literary texts from a Foucaultian perspective.
Reading. Readers. Literature. Archaeology. Discourse analysis. Assis, Joaquim Maria Machado de, 1839-1908. Foucault, Paul-Michel, 1926-1984
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
LINHA 3 -LINGUAGENS, COMUNICAÇÃO E CIÊNCIA
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Banca Examinadora

NADEA REGINA GASPAR
Sim
Nome Categoria
ROSELENE DE FATIMA COITO Participante Externo
DEBORA CRISTINA FERREIRA GARCIA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Bolsa no país - Pós-graduação 6

Vínculo

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Ensino e Pesquisa
Não