A aprendizagem móvel se refere a processos de aprendizagem apoiados pelo uso
de tecnologias móveis e sem fio, no processo de ensino e aprendizagem. Este
trabalho tem como objetivo estudar, na literatura, experiências de uso de recursos
das tecnologias móveis (celulares, tablets, e similares) na educação em geral,
observando materiais e métodos adotados, e resultados obtidos. Após a revisão de
literatura, foi realizado um estudo exploratório, (entrevistas com coordenadores de
curso e de tecnologia, e questionários com alunos e professores) com o objetivo de
identificar quais recursos das tecnologias móveis têm sido utilizados em cursos de
graduação virtual e com qual finalidade acadêmica. Os resultados apontam uma
grande preocupação das universidades analisadas com relação à adaptação de
seus materiais didáticos e desenvolvimento de ferramentas específicas para a
aprendizagem com mobilidade. O estudo mostrou que a maioria dos
alunos/professores das universidades objeto deste estudo está fazendo um uso
adaptado das tecnologias móveis de comunicação. Esse uso envolve o acesso ao
material didático (leitura, vídeo, áudio), a ambientes de interação (aluno/aluno,
aluno/professor, professor/professor), à agenda de atividades escolares e ainda o
compartilhamento de arquivos a partir de dispositivos móveis. Dos quatro cursos
analisados, apenas um está fazendo o uso sistematizado dos dispositivos móveis,
que é o curso de Educação Musical, da Universidade Federal de São Carlos, que
possui 25 disciplinas (54% das disciplinas ofertadas) com materiais didáticos
desenvolvidos especificamente para o uso em dispositivos móveis, através do ePub.
Foi possível identificar que ainda faltam ações energéticas para que tais
preocupações sejam concretizadas, visto que, embora as universidades analisadas
possuam setores específicos para o apoio tecnológico ao docente, as iniciativas
ainda são incipientes. As respostas obtidas nas duas etapas do processo de coleta
de dados (entrevistas com coordenadores de curso e de tecnologia, e questionários
com alunos e professores) servirão como apoio para as instituições analisadas,
norteando o desenvolvimento/aprimoramento de práticas pedagógicas que envolvam
os dispositivos móveis de comunicação.