Dados do Trabalhos de Conclusão

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
CIÊNCIAS DA RELIGIÃO (52002012002P6)
A Relação do Ensino Religioso e a Laicidade do Estado.
ROSANGELA SIQUEIRA DA SILVA
TESE
03/08/2015

A presente tese tem por objetivo analisar o papel da laicidade do Estado brasileiro, enfocando a oferta do Ensino Religioso nos sistemas públicos educacionais. Apresenta as sucessivas mudanças que acompanham esse componente curricular. Realizou-se uma pesquisa documental e bibliográfica a partir de documentos contemporâneos: leis e pareceres normativos da Educação Nacional. Na pesquisa bibliográfica foram consultadas publicações científicas relativas ao assunto, elaboradas entre 1996 e 2013. O resultado da análise documental sobre a relação entre Estado laico e o Ensino Religioso nos últimos anos indica que nas esferas regionais os sistemas públicos de ensino buscam afastar toda forma de confessionalismo e proselitismo religioso que prioriza uma ou outra matriz religiosa. Com isso, ocorre a introdução de um modelo de Ensino Religioso com enfoque antropológico, que envolve as diferentes matrizes religiosas da cultura brasileira. As análises documentais das publicações científicas permitiram confirmar a necessidade do Ensino Religioso na formação básica dos educandos, visto que esse componente tem como eixo norteador a diversidade cultural religiosa presente no contexto sócio-histórico-brasileiro. Nessa abordagem de ensino tem-se como foco o fenômeno religioso como tal, não apenas uma matriz religiosa da cultura brasileira. Essa pesquisa sinaliza mudanças quanto à imparcialidade religiosa nos espaços públicos e o compromisso com a laicidade na educação.

Ensino Religioso;Laicidade do Estado;Fenômeno Religioso
This thesis aims to analyze the secular nature of the Brazilian state, focusing on the provision of Religious Education in the public school system. Presents the successive changes that accompany this curriculum component. For this, there was a literature documentary and bibliographical research from contemporary documents: laws and normative opinions of Education. On bibliographical research were consulted scientific publications concerning the subject, drawn up between 1970 and 2013.The result of the document analysis on the relationship between secular state and the religious education in recent years indicate that the regional spheres public education systems seek to do away all forms of sectarianism and religious proselytism that prioritizes either religious matrix. With this, there is the introduction of a model of religious education with anthropological approach, which involves the different religious arrays of Brazilian culture. The document analysis of scientific publications support the need of religious education in the basic training of the students, since this presents the religious diversity of the socio-cultural-historical Brazilian context. In this educational approach has focused on the religious phenomenon not only a religious matrix of Brazilian culture. This research indicates changes as to the neutrality and religious impartiality in public spaces and the commitment to secularism in education.
Religious Education;State secularism;Religious Phenomenon
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PORTUGUES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE
RELIGIÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS
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Banca Examinadora

CAROLINA TELES LEMOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALBERTO DA SILVA MOREIRA Docente - PERMANENTE
RAIMUNDO MARCIO MOTA DE CASTRO Participante Externo
EDUARDO GUSMAO DE QUADROS Docente - PERMANENTE
SERGIO ROGERIO AZEVEDO JUNQUEIRA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS - FAPEAM - BOLSAS PARA A PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU – DOUTORADO 32

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim