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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
O USO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM
FLAVIO FABIANO PASCIENCIA TORRES
DISSERTAÇÃO
31/07/2014

Esta pesquisa busca desenvolver uma sequência didática que possa auxiliar os professores de Matemática no processo de ensino e aprendizagem em relação ao conceito de função afim, utilizando experimentos de física. Para isso, foi feita uma análise prévia através de um questionário de investigação com dezoito professores da rede estadual da 14ª coordenadoria de ensino, no qual estão contidas informações sobre sua prática docente e, se em algum momento, eles utilizaram experimentos em suas aulas. A pesquisa está dividida em quatro etapas. Na primeira etapa, foi aplicado um questionário diagnóstico aos professores (questionário a priori), a fim de que destacassem situações vivenciadas na vida enquanto professor. Na segunda etapa, foram realizadas duas oficinas com duas horas de duração cada, para onze professores, nas quais foram mostrados os experimentos de física e como eles poderão auxiliar no aprendizado do conteúdo de função afim. Na terceira etapa, foi aplicado novamente um questionário diagnóstico (questionário a posteriori) que teve como objetivo verificar de que forma os temas abordados na sequência didática poderão auxiliar os professores no desenvolvimento do aprendizado e na construção do conceito de função afim. Finalizamos essas etapas com a análise das respostas nas questões propostas nesses questionários. Ela serviu para a organização final da sequência didática, que contribuirá para o professor no desenvolvimento de suas aulas sobre funções afins de forma clara e objetiva através destes experimentos. O produto educacional desta dissertação será a proposta de uma sequência didática desenvolvida ao longo da pesquisa.

Sequência didática. Função afim. Experimento de Física.
This research aims to develop a didactic sequence that can help Mathematics teachers in the processof teaching and learning in relation to the concept of affine function, using experiments of Physics. In this regard, it was done a previous analysis through an investigation questionnaire given to eighteen teachers from state education network of the 14th teaching coordinating, on which there were information about theirteaching experience and, if in any moment, they use experiments in their classes.The research is divided in four stages. In the first stage, it was applied a diagnosis questionnaire to teachers (a priori questionnaire), in order to highlight situations experienced in life as teacher. In the second stage, it was realized two workshops with two hours duration each, to eleven teachers, in which it was showed experiments of physics and how they can help in learning the content of affine function. In the third stage, it was applieda diagnosis questionnaire again (a posteriori questionnaire) that aimed to verify how the themes approached in the didactic sequence could help teachers in learning development and in the construction of the linear function concept. We finalized these stages analyzing the answers of the questions in these questionnaires. This analysis served to the final organization of the didactic sequence, which will contribute to teachersdevelop their classes about affine functions clearly and objectively through these experiments. The educational product of this dissertation will be a didactic sequence proposal developed throughout the research.
Didactic sequence. Affine function. Physical experiment
único
146
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO - FLÁVIO FABIANO P. TORRES - PDF.pdf

Contexto

ENSINO DE MATEMÁTICA
-
-

Banca Examinadora

GIVALDO OLIVEIRA DOS SANTOS
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
JENNER BARRETTO BASTOS FILHO Docente - PERMANENTE
VANIO FRAGOSO DE MELO Participante Externo
ANDRESSA CESANA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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