Brasil

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Ciências e Biotecnologia (31003010079P0)
“Transposição Didático-Pedagógica de Técnicas Biotecnológicas: Teorias e Práticas para Sala de Aula”
MAURO LUIZ DA HORA FARIA
TESE
03/02/2015

A BIOTECNOLOGIA está associada a diversos aspectos da vida cotidiana de cada indivíduo, tanto diretamente como indiretamente como, por exemplo, na produção de medicamentos e vacinas; nas ações sobre o meio ambiente; na clonagem e sequenciamento de genomas, entre eles o humano; na produção de plantas e animais transgênicos. Para preparar uma sociedade crítica capaz de estabelecer os limites de interferência da Biotecnologia é importante o acesso às informações e seu esclarecimento. Outro aspecto é o suprimento da demanda por mão de obra qualificada em Biotecnologia, dessa forma este tópico foi incluído nos Parâmetros Curriculares Nacionais da educação e foi incentivada a oferta de programas governamentais de qualificação. Portanto, se justifica a criação de um curso de extensão em Genética, Biologia Molecular e Biotecnologia para professores do Ensino Básico com a utilização de metodologias ativas de ensino que facilitem a transposição didático-pedagógica. O objetivo do nosso estudo foi analisar se as estratégias permitem a transposição didático-pedagógico de técnicas biotecnológicas e temas ligados a Biotecnologia, que possam ser usadas por professores da Educação Básica em suas salas de aula. Oferecemos a professores de Biologia da rede básica de ensino o curso de atualização em Genética, Biologia Molecular e Biotecnologia composto por seis oficinas. As mesmas oficinas também foram aplicadas a grupos de licenciando em Ciências Biológicas na UFF. Depois de cada oficina os participantes classificaram a sua pertinência e viabilidade de aplicação na Educação Básica por meio de questionários. Os nossos resultados demonstram que todas as atividades realizadas foram bem avaliadas com notas absolutas superiores a 7, numa escala de 10 e que a moda das notas variou entre 8 e 10. Após a análise das avaliações sempre que possível, foram incorporadas as considerações dos participantes como melhoria das propostas das oficinas. O curso como um todo, também foi bem avaliado pelos professores participantes, sendo considerado muito bom pela maioria. Concluímos que o Curso de Atualização em Genética, Biologia Molecular e Biotecnologia é uma boa proposta para a formação continuada e qualificação de professores que atuam na rede básica de ensino e que as oficinas propostas e utilizadas neste trabalho são boas ferramentas de transposição didático-pedagógicos do conteúdo de Genética, Biologia Molecular e Biotecnologia e podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem destes temas.

Transposição didático-pedagógica, Biotecnologia, Metodologias Ativas, Ensino formal, Formação Continuada.
BIOTECHNOLOGY is closely associated with many aspects of everyday life of each individual, either directly or indirectly, for example in the production of medicines and vaccines; with environmental actions, cloning and sequencing of genomes, including the human, in the production of transgenic plants and animals. To prepare a critical society able to establish the interference limits of biotechnology it is important to give access to information and their elucidation. Another aspect that needs attention is the supply for the demand for skilled labor in Biotechnology, consequently this topic has been included in the National Educational Curriculum Parameters and the offer of governmental qualification programs were encouraged. Therefore the creation of an extension course in Genetics, Molecular Biology and Biotechnology for basic education teachers with the use of active teaching methodologies that facilitate the pedagogical didactic transposition is justified. The aim of our study was to analyze if the strategies and didactic-pedagogical implementation of biotechnological techniques and issues related to biotechnology, can be applied in Basic Education in their classrooms. We offer the teaching of basic network biology teachers the refresher course in Genetics, Molecular Biology and Biotechnology consisting of six workshops. The same workshops were also applied to groups of licensing in Biological Sciences at UFF. After each workshop participants rated their relevance and application feasibility in Basic Education through questionnaires. Our results demonstrate that all activities were well evaluated. These all grades were above 7 on a scale of 10 and the mode ranged between 8 and 10. After reviewing the assessments, wherever possible, the considerations of the participants were incorporated to improve the workshop proposals. The outreach course as a whole, was also highly rated by participants, and was considered very good by most. We conclude that the outreach Course in Genetics, Molecular Biology and Biotechnology is a good proposal for continued training and qualification of teachers working in k-12 schools and, that the workshops proposed and used in this work are good didactic-pedagogical knowledge transposition strategies for Genetics, Molecular Biology and Biotechnology and may assist in the teaching-learning process of these themes.
pedagogical content knowledge transposition, Biotechnology, active learning methodologies, Formal Education, Continued Education
01
156
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Contexto

CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA - INTERAÇÕES MOLECULARES, CELULARES E SISTÊMICAS
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ESTRATÉGIAS, PROCESSOS E PRODUTOS PARA A DIVULGAÇÃO E ENSINO DA BIOTECNOLOGIA
CIÊNCIAS - DA BANCADA A SALA DE AULA

Banca Examinadora

GERLINDE AGATE PLATAIS BRASIL TEIXEIRA
Não
Nome Categoria
GUTEMBERG GOMES ALVES Docente
TANIA GOLDBACH Participante Externo
MAURA VENTURA CHINELLI Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDACAO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-FAPERJ - Apoio à Produção de Material Didático para Atividades de Ensino e/ou Pesquisa 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Outros
Sim