O presente estudo seguiu método direto, transversal, observacional e descritivo, constituindo-se em um estudo de caso, no qual se utilizou uma abordagem qualiquantitativa de análise acerca do processo de aprendizagem de obesos que se submeteram a tratamento de obesidade por método cirúrgico, partindo da análise das ações de ensino na saúde fomentadas por equipe interdisciplinar, as quais contemplaram as prerrogativas da aprendizagem significativa sob os princípios andragógicos. Outros objetivos delineados foram: identificar o perfil socioeconômico e sociodemográfico dos pacientes, descrever as estratégias educativas facilitadoras de perda de peso ponderal, relacionando-as com os fatores socioeconômicos e sociodemográficos. A pesquisa foi realizada no Núcleo do Obeso do Ceará, local de referência para tratamento de obesidade. Os instrumentos utilizados foram: um diário de campo, uma entrevista semiestruturada com os profissionais da equipe interdisciplinar, um questionário aplicado com os acompanhantes dos pacientes e uma entrevista semiestruturada com os pacientes, além de uma escala de aferição para quantificar a sensação subjetiva de apetite, usada em dois momentos do tratamento (primeiro e terceiro mês pós-operatório). Os profissionais entrevistados afirmaram basear suas condutas nas necessidades dos clientes, por meio de estratégias que emanaram das dúvidas dos pacientes. As técnicas utilizadas nas orientações facilitaram o processo de educação em saúde. Entretanto, é necessário ter atenção à idade, ao nível social, à percepção e ao perfil psicológico de cada paciente, pois esses fatores influenciam na formação do conhecimento. A relação triangular, entre profissional, familiar e paciente, é de cooperação e confiabilidade para a garantia do sucesso da intervenção, possibilitando aos pacientes serem sujeitos ativos no processo de aprendizagem. A utilização das estratégias educativas media a interação de alimentação e retroalimentação no processo do cuidado, fatores fundamentais para desenvolvimento da atenção à saúde que fomente a autonomia do obeso para as efetivas mudanças no estilo de vida, advindas com a inserção de hábitos mais saudáveis. Concluiu-se que os profissionais utilizaram metodologias ativas facilitadoras da aprendizagem de adultos obesos, reconheceram os conhecimentos prévios dos obesos, no que diz respeito à obesidade e ao emagrecimento, e desenvolveram estratégias de abordagem a partir de ações conjuntas de forma interdisciplinar, demonstrando que transcenderam os limites do serviço, ao buscarem novos caminhos para gerar aprendizagem significativa e facilitar a inserção da prática de hábitos de vida saudáveis, assim dificultando o reganho de peso, ao abrangerem as dimensões compreensivas e ao perceberem a inserção do paciente em um contexto de interação dos aspectos familiares, socioeconômicos e sociodemográficos. Os pacientes, por sua vez, responderam satisfatoriamente à metodologia de ensino na saúde aplicada, com perda efetiva de peso ponderal, necessitando, entretanto, de aporte no que concerne os aspectos relacionados à autopercepção das sensações alimentares. Portanto, a cirurgia bariátrica depende fundamentalmente da intervenção nas questões relacionadas à educação em saúde e às mudanças dos hábitos de vida do obeso em tratamento, por parte de uma equipe interdisciplinar, especializada nos aspectos da obesidade e do emagrecimento, como medida profilática e terapêutica.