Brasi

Dados do Trabalho de Conclusão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
ESTUDOS LINGÜÍSTICOS (32006012007P7)

Curtir’: Reflexões sobre um gesto enunciativo no Facebook
LUIZ FERNANDO SANTOS NARCISO
DISSERTAÇÃO
03/07/2015

Este trabalho apresenta os esforços dedicados à compreensão do enunciado “curtir” como gesto enunciativo da rede social eletrônica Facebook e também se propõe a refletir sobre a constituição de sujeitos inscritos nesta rede a partir dessa modalidade enunciativa. Nossa abordagem toma a Análise do Discurso de perspectiva foucaultiana como matriz para as discussões em vista da proposta apresentada. Considerando esta delimitação do campo teórico, a pesquisa ora apresentada estabelece diálogos com outras áreas de saber que, em nossa proposta, agregam importante valor para a compreensão do ambiente onde se materializa o objeto de nosso estudo, o ambiente digital, interligado em rede. Nessa via, propomos uma breve descrição da constituição da internet pela luz de teorias relacionadas à Ciência da Computação e à Sociologia (em vista da produção de Pierre Lévy) para, em seguida, refletir sobre o Ciberespaço como uma heterotopia. Nosso caminho teórico procura focalizar, assim, gradativamente, diversos planos materiais e discursivos até a descrição das redes sociais eletrônicas e, especificamente, do Facebook, site que disponibiliza o recurso “curtir” aos seus 1,44 bilhões de usuários. Finda a delineação do nosso espaço teórico e material, recolhemos 220 enunciados do tipo “curtir” sobre os quais realizamos a análise discursiva em vista da noção de enunciado e enunciação propostas por Michel Foucault no livro “Arqueologia do Saber”. As análises realizadas apontam o “curtir” no Facebook como um enunciado adequado às funções enunciativas definidas por Foucault que apresentam idiossincrasias próprias à sua materialidade no plano digital dentro de uma rede social.

Análise do Discurso;Foucault;Enunciado;Ciberespaço;Facebook;Curtir.
This study presents the effort to comprehend the statement “like” as an act of enunciation on Facebook, an electronic social network, and it also aims to reflect about the subjects’ constitution subscribed to this network from this enunciative modality. This research is based on foucauldian Discourse Analysis perspective as matrix to the discussion of the proposal hereby presented. Considering the delimitation of this research field, it also establishes a dialogue with other knowledge areas which contributes to the environment comprehension where the object of research is materialized, the digital environment, as an interconnected network. Thus, this study proposes a brief description of internet’s constitution through theories related to Computer Science and Sociology (According to PierreLévy’s studies) in order to discuss cyberspace as heterotopy. The theoretical path aims to focus, therefore, several both material and discursive plans to the description of electronic social network and, specifically, on Facebook, a website which provides the “like” as resource to its 1.44 billion users. After the theoretical discussion, the material collected to the analysis consists in 220 “like” statements that have been analyzed through a discursive perspective considering the concepts of statement and enunciation by Michel Foucault in “The Archaelogy of Knowledge”. The analysis indicates the “like” on Facebook as a statement related to the enunciative function defined by Foucault that presents its own idiosyncrasy according to digital materiality in a social network.
Discourse Analysis;Foucault;Statement;Facebook;Like.
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PORTUGUES
SISBI - Sistema de Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia

Contexto
ESTUDOS EM LINGÜÍSTICA E LINGÜÍSTICA APLICADA (ATIVA)
LINGUAGEM, TEXTO E DISCURSO
Michel Foucault na Análise do Discurso: aportes teóricos e metodológicos

Banca Examinadora
Orientador:
CLEUDEMAR ALVES FERNANDES
O orientador principal compôs a banca do discente?
Não
Nome Categoria
VANICE MARIA OLIVEIRA SARGENTINI Participante Externo
JOAO HENRIQUE DE SOUZA PEREIRA Participante Externo

Financiadores
Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 16

Vínculo
CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim
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