Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ARTES CÊNICAS (28001010035P0)
Maracatu Nação Pernambuco: das ruas para o palco - uma análise
CASSIA BATISTA DOMINGOS
DISSERTAÇÃO
23/02/2015

Esta dissertação tem como objetivo apresentar um olhar sobre a trajetória feita pelo grupo Maracatu Nação Pernambuco (fundado em 1989, na cidade de Olinda – PE) entre as ruas e o palco. O grupo, que é composto por artistas cênicos, faz releituras do maracatu-nação, importante manifestação popular pernambucana, tanto através de cortejos nas ruas como por meio de espetáculos pensados para o palco. As noções chave discutidas neste trabalho são: cultura, tradição, espetacularidade, ritual, festa, nação e dramaturgia coreográfica. Então, após uma exposição conceitual preliminar, este trabalho trata do maracatu-nação, da sua tradição nas ruas e das transformações pelas quais passou e tem passado. Em seguida, este texto se dedica ao surgimento do grupo Maracatu Nação Pernambuco nas ruas, assim como à sua atuação nos shows das domingueiras (evento promovido pelo grupo). Finalmente, esta dissertação aborda o trabalho do Maracatu Nação Pernambuco pelo viés dos seus espetáculos elaborados para o palco, confrontando suas apresentações nas ruas com seus espetáculos no palco, dialogando com a noção de dramaturgia coreográfica e levantando alguns dados sobre a repercussão do trabalho do grupo. Além destes conteúdos, esta dissertação traz como apêndice uma entrevista feita com dois fundadores do grupo que é objeto desta pesquisa.

Maracatu-nação, Maracatu Nação Pernambuco, cultura, tradição, espetacularidade, ritual, festa, dramaturgia coreográfica.
Cette dissertation a le but de présenter un aperçu du parcours fait par le groupe Maracatu Nation Pernambuco (qui a été créé en 1989 dans la ville de Olinda - PE) entre les rues et la scène. Le groupe, qui se compose d'artistes de la scène, fait des relectures du maracatu nation, c’est une importante manifestation populaire de Pernambuco, à la fois par des cortèges dans les rues et à travers des spectacles pensé à la scène. Les concepts clés abordés dans ce travail sont: la culture, la tradition, la spetacularité, le rituel, la fête, la nation et la dramaturgie chorégraphique. Ainsi, après une exposition conceptuelle préliminaire, ce travail traite de la nation de maracatu, de sa tradition dans les rues et des changements auxquels a été soumis et qui se produisent encore aujourd’hui. Ensuite le texte est consacré à l'apparition d'un groupe de Maracatu Nation Pernambuco dans les rues, ainsi que de leur performance dans les spectacles du dimanche (l’événement parrainé par le groupe). Enfin, cette mémoire aborde le travail du Maracatu Nation Pernambuco par le biais de leurs spectacles élaborés pour la scène, en confrontant leurs performances dans les rues avec leurs spectacles sur scène, en s’entretenant avec la notion de chorégraphie dramatique et en mettant en évidence quelques données sur le résultat du travail du groupe. En plus de ces contenus, cette dissertation apporte une annexe d'un entretien avec les deux fondateurs du groupe qui fait l'objet de cette recherche.
Maracatu-nation, Maracatu Nation Pernambuco, culture, tradition, spetacularité, rituel, fête, dramaturgie chorégraphique.
1
129
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ARTES CÊNICAS
DRAMATURGIA, HISTÓRIA E RECEPÇÃO
-

Banca Examinadora

CATARINA SANTANNA
Sim
Nome Categoria
IVALDO MARCIANO DE FRANCA LIMA Participante Externo
ERICO JOSE SOUZA DE OLIVEIRA Docente

Vínculo

-
-
-
Sim