Na área de Ciências Humanas (Educação), a pesquisa teve por finalidade analisar o uso do teatro como recurso didático-pedagógico no ensino-aprendizagem da Matemática. O estudo foi realizado dentro da linha que investiga Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos no Contexto de Educação em Ciências e Matemática. A metodologia foi na linha qualitativa, aproximando-se, em alguns aspectos, da pesquisa etnográfica, e buscou responder a seguinte questão: Quais as aprendizagens do aluno na preparação, montagem e encenações de peças teatrais com conteúdo matemático? Coube igualmente questionar se os demais alunos também aprendem ao assistir à apresentação. Os referenciais teóricos foram D’Ambrosio, no que tange à Educação Matemática; Vigotski, no que diz respeito aos conceitos de nível de desenvolvimento real, zona de desenvolvimento iminente e vivência; e Brecht, mais precisamente seus textos sobre teatro didático. Realizamos reuniões com professores e pesquisadores para colher sugestões de temas e tópicos da Matemática a serem trabalhados em textos teatrais. Nessa etapa, cinco peças foram criadas e apresentadas a professores de escolas públicas da Grande Vitória. A comédia Vaidades Geométricas foi montada com os alunos da E.M.E.F. Rosa da Penha, em Cariacica. O processo foi registrado em fotos e vídeo, inclusive as três encenações. Por meio da aplicação de questionários, registramos as opiniões dos alunos sobre a atividade. Além disso, por meio de entrevistas, registramos os olhares da professora de Matemática, da pedagoga da escola, da vice-diretora e do pai de uma das alunas do elenco. O estudo permitiu constatar que a prática teatral colaborou para que houvesse aprendizagem. Constatou-se também que, por ser uma atividade grupal, a prática teatral contribuiu para a consolidação de novos modos de comportamento e socialização. Da mesma forma que, por ser uma atividade lúdica, propiciou vivências alegres tanto para os alunos que participaram da montagem quanto para os que assistiram à apresentação da peça. Como resultado, a maioria dos estudantes se mostrou mais disposta a aprender. Constatou-se, por fim, que a prática teatral colaborou para desfazer a concepção que alguns alunos tinham da Matemática como uma disciplina complicada e chata. As peças criadas foram editadas na forma de livro, com sugestões para que os professores as
encenem ou para que, tomando-as como exemplo, criem novas histórias com seus alunos, de modo a usarem o teatro como recurso alternativo no ensino-aprendizagem da Matemática. O livro é o produto educacional resultante desse trabalho de pesquisa.