Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
A constituição do ethos de alunas do PROEJA em histórias de vida
AMILDE MARTINS DA FONSECA
DISSERTAÇÃO
28/05/2012

Esta dissertação situa-se no campo teórico da Nova Retórica ou Teoria da Argumentação. Enquadra-se na linha Discurso, Memória e Identidade. Trata da representação do orador, ou o caráter que esse assume para conquistar o auditório ao qual se dirige e tem como objetivo analisar a constituição da imagem de si, o ethos, de alunas do PROEJA/IFRN, materializado na (re)construção de suas histórias de vida. O gênero história de vida constitui efetivamente o espaço em que o sujeito argumenta (logos) em favor de delinear, (re)construir, no discurso, sua história de vida, e consequentemente a imagem de si (ethos), com base num determinado foco que ele/ela mesmo/a delimita, intencionando evidentemente conquistar a credibilidade do seu interlocutor (pathos) para ver a imagem da forma como quer que seja. O corpus de análise deste trabalho é composto por quatro histórias de vida de alunas do PROEJA/IFRN Campus Pau dos Ferros. A partir das referidas histórias foram selecionadas para análise as seguintes dimensões do discurso: os valores apresentados diante do auditório, os lugares da argumentação, as teses e a natureza dos argumentos empregados no discurso. Analisamos através destas dimensões o processo retórico argumentativo que nos permite chegar ao ethos revelado pelas alunas. Pela análise retórica percebemos que as alunas autoras fizeram uso de várias técnicas argumentativas na construção das imagens de si mesmas. Constatamos que o argumento de sacrifício foi o mais utilizado sendo comum a todas as alunas autoras. Outros argumentos utilizados foram: o modelo, o exemplo, a calma, a relação causa e efeito, o argumento de superação, da interação entre o ato e a pessoa e o da inclusão do todo na parte. Constatamos ainda que as alunas autoras dialogam mais diretamente com o auditório particular e revelam nesse diálogo ethos variados. Apresentam-se como mulheres simples, trabalhadoras, persistentes, corajosas, altivas, determinadas, íntegras, virtuosas e atentas às necessidades da família.

Argumentação, Ethos, Mulheres, Histórias de vida, Educação de Jovens e Adultos.
This dissertation is situated in the theoretical field of New Rhetoric or Argumentation Theory. It fits in line Speech, Memory and Identity. It is about the representation of the speaker, or the character that he/she takes to win the audience he/she addresses, and aims to analyze the constitution of the image of the self, the ethos of the female students of PROEJA / IFRN, embodied in the (re)construction of their life stories. The genre life story is effectively the space in which the subject argues (logos) in favor of outlining, (re)construct, in speech, his/her life story, and consequently the image of himself (ethos), based on a specific focus he/she defines, evidently intending to win the credibility of their interlocutor (pathos) to see the image how he/she wishes. The corpus of analysis of this work is composed of four life stories of female students of PROEJA/IFRN Campus Pau dos Ferros. For the analysis, we selected from these stories the following dimensions of discourse: the values presented in front of the auditorium, the places of the argumentation, the arguments and the nature of the arguments used in the speech. We analyzed through these dimensions the argumentative rhetorical process that allows us to get to the ethos revealed by the students. For the rhetorical analysis we realized that the author students made use of various argumentative techniques in the construction of the images of themselves. We perceived that the argument of sacrifice was the most used and it was common to all author students. Other arguments were used: the model, the example, the calm, the cause and effect relation, the argument to overcoming, the interaction between the act and the person, and the inclusion of the whole in the part. We also discovered that the students talk more directly with the particular audience and reveal different ethos in this dialogue. They present themselves as ordinary working women, who are persistent, courageous, proud, determined, wholesome, virtuous, and responsive for family needs.
Argumentation, Ethos, Women, Life Stories, Youth and Adults Education.
1
88
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
DISCURSO, MEMÓRIA E IDENTIDADE
Identidades, práticas discursiva e culturas na modernidade

Banca Examinadora

GUILHERME PAIVA DE CARVALHO
Sim
Nome Categoria
GILTON SAMPAIO DE SOUZA Docente
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente
MARCELA CARVALHO MARTINS AMARAL Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim