Paulo Freire, ao construir a sua pedagogia, recebeu influências diversas. Na teoria do pedagogo brasileiro, podem ser encontradas categorias filosóficas provenientes da Fenomenologia, do Existencialismo, do Cristianismo, da Teologia da Libertação, da Hermenêutica, do Marxismo e do Humanismo. Diante dessa constatação, há a necessidade de ser questionada a viabilidade de um diálogo que tenciona articular tantas e complexas influências. Haveria na obra de Paulo Freire apenas uma justaposição de fontes filosóficas? Seria o pedagogo brasileiro um autor eclético? Ou Freire elabora uma síntese intelectual, criativa e original, sem lesar, em seu cerne, os paradigmas filosóficos com os quais dialoga? Por meio da investigação desenvolvida, de matriz bibliográfica, concluiu-se que a última possibilidade exposta é a mais coerente em se tratando da teoria freiriana. O pedagogo brasileiro, como já asseveraram muitos estudiosos de sua obra, realiza uma síntese. Feita essa verificação, constatou-se que resta ainda sem resposta o fundamento de tal síntese, ou seja: se Freire desenvolveu esse processo, qual seria o núcleo sintético que o realiza? A resposta apresentada, frente a essa interrogativa, é que o núcleo que sintetiza as diversas categorias, que influenciam a pedagogia de Paulo Freire e que são oriundas de diferentes correntes filosóficas, é a ideia de transformação social radical na mesma perspectiva desenvolvida na filosofia social marxiana, entendida, neste contexto, como o movimento que envolve uma discussão radical sobre classe social e alienação, que decorrem do modelo social do capital e que, obrigatoriamente, precisam ser superadas tendo em vista a plena realização da emancipação humana. A contribuição intelectual e criativa que Paulo Freire oferece para a conquista desse horizonte é uma elaboração pedagógica que rigorosamente pensou e pôs em prática. A pedagogia freiriana, é relevante explicitar, potencialmente embasa uma práxis educativa radicalmente transformadora. Ainda seria oportuno argumentar que só foi possível para Freire trazer para o seu construto teórico as contribuições de diferentes correntes filosóficas, porque todas elas, com suas especificidades, providenciam determinações mais precisas para um projeto educativo que tem como horizonte a transformação social radical, que leve à superação do sistema social do capital e efetive a emancipação humana. E esse objetivo é o fio condutor que permeia a teoria de Karl Marx.