Resumo:
O modelo de educação inclusiva adotado no Brasil, ancorando no discurso da igualdade de direitos, tem inserido as pessoas com deficiência, entre elas os surdos, nas escolas regulares. Essa inserção por não garantir, efetivamente, o desenvolvimento intelectual e sociocultural desses alunos tem sido ques-tionada. Ao serem designados como deficientes não têm a sua identidade respeitada enquanto perten-centes a uma cultura diferente. Para as comunidades de surdos, o ideal seria uma escola na qual o en-sino-aprendizagem respeitasse a cultura surda. Esse ambiente deveria se constituir como o local de encontro no qual as trocas de experiências com seus pares, e onde a língua de sinais deveria ser usada tanto para a comunicação, quanto para formação de conceitos e representações de pensamentos, dentre estes, os geográficos. Partindo desses pressupostos e levando em consideração minha experiência com a inclusão escolar vigente, realizou-se um estudo de caso da escola especial Casa do Silêncio-APADA, por atender em sua maioria surdos. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as práticas pedagógi-cas, nas aulas de Geografia, no intuito de verificar se os conteúdos ensinados propiciam o desenvolvi-mento de competências e habilidades e, consequentemente, a efetiva participação dos alunos surdos da Escola Especial Casa do Silêncio, na sociedade. Como aporte teórico foram utilizados autores como: Sá (2002), Strobel (2008), Lulkin (2010), Skliar (2010), Perlin (2010), Lopes (2010) e outros. Esses autores, embasando-se nos Estudos Culturais, consideram que os surdos são sujeitos diferentes (não em função da deficiência), valorizando as suas particularidades culturais e linguísticas no processo ensino-aprendizagem. Para discutir o modelo de educação para surdos, foram analisados documentos oficiais, tais como: leis, decretos, resoluções, entre outros. Com relação ao diálogo entre ensino de Geografia e Educação para surdos, apoiou-se em autores como: Cavalcanti (2002; 2010; 2012; 2013), Castrogiovanni (2011), Callai (2013), dentre outros que discutem a inclusão de surdos tanto nas esco-las como em sociedade. Como suporte metodológico utilizou-se autores como: André (1995; 2005), Becker (1997) Gatti (2007), Andrade (2010) e outros. Este estudo adotou a pesquisa qualitativa e se-guiu os caminhos da abordagem etnográfica, possibilitando o conhecimento em profundidade sobre as práticas do grupo. A pesquisa bibliográfica e a utilização de procedimentos metodológicos, a exemplo da elaboração de diário de leitura e fichamentos, diário de campo e diário de pesquisa foram desenvol-vidos a fim de sistematizar as informações coletadas e auxiliar no desenvolvimento da pesquisa. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas observações participantes durante as aulas de Geo-grafia na turma do 2º/ 3º anos do Ensino Fundamental, modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA e no cotidiano escolar, foram realizadas conversas informais com os sujeitos que convivem diari-amente na escola (gestor, professores, coordenação pedagógica e pais), assim como análise de docu-mentos como: o Plano Político Pedagógico, o Planejamento Escolar, os planos de aula da professora, os cadernos dos alunos e as entrevistas realizadas com pais, alunos, coordenadora e professora da tur-ma. Foi também objeto de investigação a condição de inclusão vivenciada pela aluna B, a única da turma que frequentava a escola regular. A análise dos dados aponta para um sistema educacional defi-citário, no qual as políticas de educação não atendem eficazmente às necessidades culturais e linguísti-cas dos surdos. Constatou-se que a escola especial atende parcialmente às particularidades dos surdos, ao disponibilizar para a turma uma professora fluente em Libras. No entanto, a fluência e a condução das aulas em língua de sinais não eram suficientes para que o ensino de Geografia fosse satisfatório. Para isto seria necessário, também, o desenvolvimento dos conteúdos curriculares da disciplina, a apropriação de estratégias e recursos que valorizem o espaço-visual. A escola regular permite o aces-so, porém, na ausência de profissionais capacitados e de práticas inclusivas, também não atende efici-entemente as necessidades educativas dos surdos. Conclui-se, portanto, que na ausência desse trabalho pedagógico os alunos apresentam grandes dificuldades em compreender os conceitos geográficos e, consequentemente, desenvolverem-se intelectualmente, refletindo ainda em dificuldades na formação e representação de pensamentos e limitações nas relações sociais.
Abstract:
The inclusive education model adopted in Brazil, anchoring in the discourse of equality of rights, has inserted the persons with disabilities, including the deaf, at regular schools. This insertion has been questioned for not guaranteeing, effectively, the intellectual development and socio-cultural life of these students. By being designated as disabled people, they do not have their identity respected while belonging to a different culture. For the communities of deaf people, the ideal would be a school in which the teaching-learning process complied with the deaf culture. This environment should be a meeting place in which the exchanges of experiences with their peers, and where the sign language should be used both for the communication, as well as for training of concepts and representations of thoughts, among these, the geographic. Starting from these assumptions and considering my experi-ence with the existing school inclusion, it was conducted a case study of the special school House of Silence (Casa do Silêncio-APADA), for assisting deaf in their majority. The objective of this research was to analyze the pedagogical practices in Geography lessons, in order to check if the content taught provides the development of skills and abilities and, consequently, the effective participation of deaf students of Special School House of Silence, in society. Some authors were used as theoretical basis, such as: Sá (2002), Strobel (2008), Lulkin (2010), Skliar (2010), Perlin (2010), Lopes (2010) and oth-ers. These authors, currently basing on Cultural Studies, consider that the deaf are different (not re-garding the disability), making the most of their cultural and linguistic in the teaching-learning pro-cess. To discuss the model of education for the deaf, official documents were analyzed, such as: laws, decrees, resolutions, among others. With regards to the dialog between Geography teaching and Edu-cation for the deaf, supported by authors such as: Cavalcanti (2002; 2010; 2012; 2013), Castrogiovan-ni (2011), Callai (2013), among others that discuss the inclusion of deaf both in schools and in society. For methodological support were used as authors: André (1995; 2005), Becker (1997) Gatti (2007), Andrade (2010) and others. This study adopted a qualitative research and followed the paths of ethno-graphic approach, allowing the deep knowledge about the practices of the group. The bibliographical research and the use of methodological procedures, such as the drawing up of reading journal and an-notations, field diary and research logbook were developed in order to systematize the information collected and assist in the development of the research. As data collection instruments were carried out participant observations during the Geography lessons in the 2º/ 3º years classes of Elementary School, Young and Adults Education modality and in the school routine, were held informal conversa-tions with the subjects who experience school in a daily basis (manager, teachers, pedagogical coordi-nation and parents), as well as analysis of documents such as: Pedagogical Political Plan, School Plan-ning, the lesson plans of the teacher, the notebooks the students use and interviews with parents, stu-dents, coordinator and teacher of the class. It was also investigated the inclusion condition experienced by student B, the only one in the class that went to regular school. The data analysis points to an edu-cational system deficit, in which the educational policies do not meet effectively the cultural and lan-guage needs of the deaf. It was noted that the special school partially meets the peculiarities of the deaf, by making available to the class a teacher fluent in LIBRAS (Brazilian Sign Language). Howev-er, the fluency and the conduct of the classes in sign language were not sufficient for the Geography teaching to be satisfactory. For a satisfactory teaching it would be necessary, also, the development of curriculum content of the subject, the adequacy of strategies and resources that will enhance the visu-al-space. The regular school allows the access, however, in the absence of skilled professionals and inclusive practices, also does not effectively meet the educational needs of deaf people. It is conclud-ed, therefore, that in the absence of such pedagogical work students have great difficulty in under-standing the geographical concepts and, therefore, develop intellectually, reflecting still in difficulties in the formation and representation of thoughts and limitations in social relations.