Nas últimas décadas, ocorreram mudanças nas formas de intermediação entre a produção familiar e o mercado de comercialização dos produtos agrícolas. Esses mercados, agora mais especializados, exigem a adoção de novas estratégias para acessá-los. Essas estratégias compreendem desde a busca por melhor qualidade dos produtos e mais eficiência na distribuição, assim como o engajamento em formas associativas e o rompimento de barreiras burocráticas nas relações de compras institucionais. Dentro do universo da diversidade da agricultura familiar, que inclui desde a produção para subsistência até incorporação de inovações tecnológicas, a inserção nos diversos mercados poderá ser diferente para cada indivíduo ou grupo familiar. Este trabalho pretendeu, portanto, entender quais os fatores que favorecem o acesso a um ou outro tipo de mercado, suas potencialidades e limites para o acesso diferenciado do universo heterogêneo da agricultura familiar. Ainda, objetivou-se conhecer as estratégias adotadas pelos agricultores no enfrentamento dessas transformações. Para um olhar mais específico, selecionou-se o município de Pará de Minas, no estado de Minas Gerais, no qual foi possível estabelecer maior aproximação com os agricultores e demais agentes estudados. Contando com um número significativo de agricultores familiares, essa cidade de 84 mil habitantes, localizada próxima a uma Central de Abastecimento, possui uma diversidade de mercados que têm sido potencializados e cujos agricultores veem enfrentando suas dinâmicas. A modernização capitalista no campo exige maior emprego de tecnologias, maquinários e insumos, que num contexto de maior concorrência pode culminar no abandono da atividade agrícola. Já a permanência da agricultura familiar pode evidenciar uma adaptação às transformações dos mercados. Os resultados dessa pesquisa apontaram para a existência de velhos mercados em Pará de Minas ainda mantidos a partir do estabelecimento de relações sociais de confiança e reconhecimento, apesar da influência dessas transformações. Sendo assim, as estratégias adotadas pelos agricultores estudados vão em direção a uma diversificação da produção e do acesso a mais de um canal de comercialização. Dessa forma, os agricultores familiares entrevistados em Pará Minas ainda acessam majoritariamente o que a bibliografia chama de velhos mercados, enfrentando assim, antigos problemas, como a presença de atravessadores. Para responderem melhor a esses já conhecidos dilemas, falta a esses agricultores uma expansão de suas redes sociais e a criação de marcas e selos de qualidade a fim de que outros canais sejam construídos como opções de comercialização frente às essas novas exigências.