Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
CIÊNCIAS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE (31002013007P9)
A INSERÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES NOS CIRCUITOS DE COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS: UMA ANÁLISE SOBRE O CASO DE PARÁ DE MINAS
BIANCA MOREIRA MARIQUITO NAIME SILVA
DISSERTAÇÃO
11/05/2015

Nas últimas décadas, ocorreram mudanças nas formas de intermediação entre a produção familiar e o mercado de comercialização dos produtos agrícolas. Esses mercados, agora mais especializados, exigem a adoção de novas estratégias para acessá-los. Essas estratégias compreendem desde a busca por melhor qualidade dos produtos e mais eficiência na distribuição, assim como o engajamento em formas associativas e o rompimento de barreiras burocráticas nas relações de compras institucionais. Dentro do universo da diversidade da agricultura familiar, que inclui desde a produção para subsistência até incorporação de inovações tecnológicas, a inserção nos diversos mercados poderá ser diferente para cada indivíduo ou grupo familiar. Este trabalho pretendeu, portanto, entender quais os fatores que favorecem o acesso a um ou outro tipo de mercado, suas potencialidades e limites para o acesso diferenciado do universo heterogêneo da agricultura familiar. Ainda, objetivou-se conhecer as estratégias adotadas pelos agricultores no enfrentamento dessas transformações. Para um olhar mais específico, selecionou-se o município de Pará de Minas, no estado de Minas Gerais, no qual foi possível estabelecer maior aproximação com os agricultores e demais agentes estudados. Contando com um número significativo de agricultores familiares, essa cidade de 84 mil habitantes, localizada próxima a uma Central de Abastecimento, possui uma diversidade de mercados que têm sido potencializados e cujos agricultores veem enfrentando suas dinâmicas. A modernização capitalista no campo exige maior emprego de tecnologias, maquinários e insumos, que num contexto de maior concorrência pode culminar no abandono da atividade agrícola. Já a permanência da agricultura familiar pode evidenciar uma adaptação às transformações dos mercados. Os resultados dessa pesquisa apontaram para a existência de velhos mercados em Pará de Minas ainda mantidos a partir do estabelecimento de relações sociais de confiança e reconhecimento, apesar da influência dessas transformações. Sendo assim, as estratégias adotadas pelos agricultores estudados vão em direção a uma diversificação da produção e do acesso a mais de um canal de comercialização. Dessa forma, os agricultores familiares entrevistados em Pará Minas ainda acessam majoritariamente o que a bibliografia chama de velhos mercados, enfrentando assim, antigos problemas, como a presença de atravessadores. Para responderem melhor a esses já conhecidos dilemas, falta a esses agricultores uma expansão de suas redes sociais e a criação de marcas e selos de qualidade a fim de que outros canais sejam construídos como opções de comercialização frente às essas novas exigências.

mercados, agricultura familiar, circuitos comerciais
In recent decades, there have been changes in the forms of intermediation between family production and the trading market for agricultural products. These markets, more specialized, require the adoption of new strategies to access them. These strategies range from the search for better quality products and more efficiency in distribution, as well as engaging in forms of association and the disruption of bureaucratic barriers in the institutional purchasing relationships. Within the universe of diversity of family farming, which includes everything from production to subsistence until incorporation of technological innovations, the insertion in the various markets may be different for each individual or family group. This study therefore, aims to understand the factors that promote access to either type of market, their potential and limits to the differential access of the heterogeneous universe of family farming. Still, the objective was to understand the strategies adopted by farmers in coping with these changes. For a more specific look, we selected the city of Pará de Minas, in Minas Gerais, in which it was possible to establish closer ties with farmers and other agents studied. With a significant number of farmers, this city of 84,000 inhabitants located near a Supply Center, has a range of markets that have been leveraged and whose farmers have being facing their dynamics. The capitalist modernization in the field requires greater use of technologies, machinery and inputs, which in a more competitive environment may result in the abandonment of agricultural activity. Although, the permanence of family agriculture may show an adaptation to changes in the markets. The results of this research pointed to the existence of old markets in Pará de Minas still kept from the establishment of social relations of trust and recognition, despite the influence of these transformations. Thus, the strategies adopted by farmers will toward a diversification of production and access to more than a marketing channel. Thus, the farmers interviewed in Pará de Minas still access mostly what the literature calls the old markets facing so old problems such as the presence of intermediaries. To better respond to these known dilemmas, is requiring from these farmers to expand their social networks and to create brands and quality labels so that other channels are constructed as marketing options in the face of these new requirements.
markets, family farms, commercial circuits
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE
POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTADO E ATORES SOCIAIS
Desenvolvimento, alimentação e a política dos alimentos

Banca Examinadora

RENATO SERGIO JAMIL MALUF
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RAQUEL PEREIRA DE SOUZA Participante Externo
JOHN WILKINSON Docente - PERMANENTE
RENATO SERGIO JAMIL MALUF Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Bolsa de Mestrado no País GM 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Pesquisa
Não